O e-Delivery começará a ser produzido em série até o fim do primeiro semestre, mas a Volkswagen Caminhões e Ônibus já trabalha intensamente para assegurar total conhecimento de seus funcionários daquele que entrará para a história automotiva como o primeiro caminhão elétrico desenvolvido e produzido no Brasil.
A partir deste mês, trabalhadores ligados diretamente à linha de montagem em Resende, RJ, e também de outros setores da fábrica e dos escritórios regionais da montadora iniciam, segundo Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus, “uma imersão nas demandas específicas da propulsão elétrica”.
A VWCO quer garantir que todos os colaboradores saibam reconhecer e lidar com os processos de segurança do novo caminhão. Para isso, o programa foi elaborado conjuntamente por representares de diversas áreas, como Recursos Humanos, Engenharia, Treinamento da Rede e Assistência Técnica.
São abordados aspectos diversos do produto e processo, desde a montagem da bateria até o momento da primeira energização do caminhão, operação conhecida como comissionamento do veículo de alta voltagem e que exige procedimentos específicos para tensões superiores a 600V.
Simultaneamente ao quadro de funcionários, a montadora está preparando também a própria fábrica para o início de produção em série. A empresa está instalando carregadores na planta sul-fluminense para recarregar as baterias dos caminhões de teste em até 1 hora e que já são montados em fábrica-laboratório no próprio complexo de Resende.
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O e-Delivery faz parte de projeto ambicioso da VWCO, que está constituindo, com diversos parceiros e fornecedores, um ecossistema de transporte de carga urbana baseado em veículos elétricos.
O primeiro modelo roda há dois anos e meio em operação real da Ambev, empresa que pretende comprar 1,6 mil unidades até 2023. A negociação, na verdade, constituiu o primeiro grande impulso para a produção do caminhão elétrico no Brasil.
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