Indústria de motos começa o ano sem conseguir atender a demanda. Só no consórcio, há mais de 100 mil unidades pendentes.
Após enfrentar queda de 13,2% na produção em 2020, a indústria de motocicletas instalada no Polo Industrial de Manaus, AM, iniciou 2021 com problemas de abastecimento de peças e insumos, o que gera falta de produtos no mercado e consequente queda nas vendas do varejo. Só no Consórcio Honda há uma pendência de 100 mil entregas atualmente.
Apesar das dificuldades, contudo, a Abraciclo ainda aposta em crescimento de 10,2% na produção este ano, o que compensará apenas parte das perdas do ano passado. Ante as 962 mil unidades fabricadas em 2020 – em 2019 foram mais de 1,1 milhão -, espera atingir 1.060.000 este ano, alta de 10,2%.
O mercado interno deve crescer 7,1%, atingindo 980 mil unidades contra os 915,1 mil emplacamentos de 2020, e a previsão é a de que as exportações cheguem a 40 mil embarques, volume que representaria expansão de 18,5% em relação às 33.750 do ano passado.
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Reconhecendo que a indústria não está conseguindo suprir a demanda do varejo, o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, diz que a chegada da vacina será o ponto chave para o setor recuperar as perdas provocadas pela maior crise, tanto sanitária quanto econômica, já enfrentada no Brasil e no mundo.
“Por isso, acreditamos que a produção de motocicletas voltará a crescer nos próximos meses”, afirmou o executivo. “Hoje, a motocicleta é apontada como um meio de locomoção seguro para evitar a aglomeração do transporte público e se transformou em um instrumento de trabalho e fonte de renda para as pessoas que passaram a atuar nos serviços de entrega”.
Em dezembro, foram produzidas 73.471 motocicletas, volume 29,4% menor na comparação com novembro (104.094 unidades), mas 6,4% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado (69.062 unidades). “Normalmente o volume de produção em dezembro é menor devido às férias coletivas. As fábricas aproveitam esse período para executar serviços de manutenção e instalação de novos equipamentos”, explica Fermanian.
No balanço das vendas internas, a categoria Street foi a mais emplacada em 2020, com 458.577 unidades e 50,1% do mercado. Na sequência vieram a Trail (176.975 unidades e 19,3% de participação) e Motoneta (141.656 e 15,5%). Com relação ao mercado externo, os três principais destinos das motocicletas produzidas no Polo Industrial de Manaus foram Argentina (11.217 unidades), Estados Unidos (6.692) e Colômbia (5.875).
PROJEÇÃO MOTOCICLETAS – 2020 – 2021 – Variação (%)
Produção 961.986 1.060.000 + 10,2%
Exportação 33.750 40.000 + 18,50%
Varejo 915.157 980.000 + 7,1%
Fonte: Associadas Abraciclo
Foto: Divulgação/BMW Motorred
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