Marketing

Com plataforma online, Fenatran já está de portas abertas

Ferramenta digital ampliará alcance do salão marcado para outubro em São Paulo

Faltam ainda nove meses para a Fenatran 2021, prevista para 18 a 22 de outubro no São Paulo Expo, em São Paulo. Mas, na prática, a 23ª edição da maior feira do transporte rodoviário de carga da América Latina já começou com a criação, há quase três meses, da Link Fenatran, plataforma virtual já em operação.

A Reed Exhibitions, organizadora da Fenatran, diz que a nova ferramenta vai multiplicar várias vezes a audiência da mostra, em especial em um período de insegurança sanitária e que pode se prolongar ainda por meses, e, sobretudo, assegurar o contato direto e negócios entre expositores e compradores, independente da presença física.

Nesse sentido, Patrícia Oliveira, gerente de Produto, lembra que ajudará muito o fato de a operação brasileira do grupo ter se fundido com a do México e agora, como Reed Exhibitions Latam, ter uma base de dados de empresas e consumidores interessados muito maior, algo como 400 mil.

Compradores potenciais e expositores já podem se inscrever nesse ambiente virtual e começar a trocar e fornecer informações a  respeito de produtos e serviços que serão exibidos na feira ou mesmo que já estão no portfólio atual das empresas.

“Queremos proporcionar oportunidades de negócios constantes, explorando toda a potencialidade que a combinação de soluções analógicas e digitais pode oferecer”, afirma a executiva, que refuta a ideia de que a interação antecipada pode concorrer com o próprio evento físico.

Tanto que a Reed prepara um feirão online de caminhões —  sim, caminhões, normalmente os grandes chamarizes da Fenatran — para os participantes da plataforma ainda no primeiro semestre, pelo menos quatro meses antes do salão paulistano abrir suas portas.

Ao contrário, pondera Patrícia, plataforma e feira seriam ações complementares. “Um cliente que está na América Central e que não poderia ou não desejaria se deslocar até São Paulo, pode conhecer os produtos e até participar de rodadas de negócios que serão virtuais antes da feira e, durante ela, também físicas. Ou seja, será um modelo híbrido.”

Parte da certeza de Patrícia Oliveira de que a fórmula obterá sucesso vem de pesquisa realizada pela própria Reeds com cerca de 1,6 mil compradores tradicionais do segmento de transportes. Perto de 60% responderam que, com o advento da pandemia, passaram  a buscar mais os canais digitais para suas compras.

A Reed Exhibitions calcula que, com o apoio dos parceiros, a Link Fenatran poderá impactar mais de 10 milhões de pessoas da indústria e varejo, frotistas, oficinas, operação logística, comércio de veículos comerciais, serviços de consultoria, governo e comércio exterior.

LEIA MAIS

→ Pandemia acelera processo de esvaziamento dos salões tradicionais

→ Confirmada para abril, Automec será primeiro grande evento presencial pós-Covid

→ Setor de caminhões tem 2020 “menos pior” e espera crescer 15% em 2021

A depender ainda de como caminhará o programa de imunização contra a Covid-19 e o próprio quadro da pandemia no Brasil, a expectativa dos organizadores é de que o público presente no São Paulo Expo nos cinco dias da 23ª Fenatran seja ligeiramente inferior ao registrado na última edição, a de 2019. Talvez 15% abaixo, calcula Patrícia Oliveira.

Na oportunidade, perto de 63 mil pessoas conheceram os produtos e serviços de 289 expositores e de quase o dobro de marcas, e geraram cerca de R$ 8,5 bilhões em oportunidade de negócios. “É ainda difícil falar de números. Teremos um quadro mais claro em julho, mas a expectativa é de que o cenário esteja bem mais próximo do normal”, afirma a executiva.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás