Marketing

Com plataforma online, Fenatran já está de portas abertas

Ferramenta digital ampliará alcance do salão marcado para outubro em São Paulo

Faltam ainda nove meses para a Fenatran 2021, prevista para 18 a 22 de outubro no São Paulo Expo, em São Paulo. Mas, na prática, a 23ª edição da maior feira do transporte rodoviário de carga da América Latina já começou com a criação, há quase três meses, da Link Fenatran, plataforma virtual já em operação.

A Reed Exhibitions, organizadora da Fenatran, diz que a nova ferramenta vai multiplicar várias vezes a audiência da mostra, em especial em um período de insegurança sanitária e que pode se prolongar ainda por meses, e, sobretudo, assegurar o contato direto e negócios entre expositores e compradores, independente da presença física.

Nesse sentido, Patrícia Oliveira, gerente de Produto, lembra que ajudará muito o fato de a operação brasileira do grupo ter se fundido com a do México e agora, como Reed Exhibitions Latam, ter uma base de dados de empresas e consumidores interessados muito maior, algo como 400 mil.

Compradores potenciais e expositores já podem se inscrever nesse ambiente virtual e começar a trocar e fornecer informações a  respeito de produtos e serviços que serão exibidos na feira ou mesmo que já estão no portfólio atual das empresas.

“Queremos proporcionar oportunidades de negócios constantes, explorando toda a potencialidade que a combinação de soluções analógicas e digitais pode oferecer”, afirma a executiva, que refuta a ideia de que a interação antecipada pode concorrer com o próprio evento físico.

Tanto que a Reed prepara um feirão online de caminhões —  sim, caminhões, normalmente os grandes chamarizes da Fenatran — para os participantes da plataforma ainda no primeiro semestre, pelo menos quatro meses antes do salão paulistano abrir suas portas.

Ao contrário, pondera Patrícia, plataforma e feira seriam ações complementares. “Um cliente que está na América Central e que não poderia ou não desejaria se deslocar até São Paulo, pode conhecer os produtos e até participar de rodadas de negócios que serão virtuais antes da feira e, durante ela, também físicas. Ou seja, será um modelo híbrido.”

Parte da certeza de Patrícia Oliveira de que a fórmula obterá sucesso vem de pesquisa realizada pela própria Reeds com cerca de 1,6 mil compradores tradicionais do segmento de transportes. Perto de 60% responderam que, com o advento da pandemia, passaram  a buscar mais os canais digitais para suas compras.

A Reed Exhibitions calcula que, com o apoio dos parceiros, a Link Fenatran poderá impactar mais de 10 milhões de pessoas da indústria e varejo, frotistas, oficinas, operação logística, comércio de veículos comerciais, serviços de consultoria, governo e comércio exterior.

LEIA MAIS

→ Pandemia acelera processo de esvaziamento dos salões tradicionais

→ Confirmada para abril, Automec será primeiro grande evento presencial pós-Covid

→ Setor de caminhões tem 2020 “menos pior” e espera crescer 15% em 2021

A depender ainda de como caminhará o programa de imunização contra a Covid-19 e o próprio quadro da pandemia no Brasil, a expectativa dos organizadores é de que o público presente no São Paulo Expo nos cinco dias da 23ª Fenatran seja ligeiramente inferior ao registrado na última edição, a de 2019. Talvez 15% abaixo, calcula Patrícia Oliveira.

Na oportunidade, perto de 63 mil pessoas conheceram os produtos e serviços de 289 expositores e de quase o dobro de marcas, e geraram cerca de R$ 8,5 bilhões em oportunidade de negócios. “É ainda difícil falar de números. Teremos um quadro mais claro em julho, mas a expectativa é de que o cenário esteja bem mais próximo do normal”, afirma a executiva.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás