Empresa

Produção de novo modelo é presente de 20 anos para Porto Real

Stellantis cofirma lançamento para o segundo semestre. Fábrica acumula 1,7 milhão de veículos produzidos.

A fábrica de Porto Real, RJ, base produtiva da Peugeot e Citroën no Brasil desde 1991, ganhou o melhor presente que poderia receber em seu aniversário de 20 anos comemorado nesta segunda-feira, 1º de fevereiro. Agora sob a Stellantis, recém-constituída quarta maior montadora mundial, a unidade começará a produzir mais um veículo muito em breve.

O novo modelo está previsto para chegar ao mercado brasileiro já no segundo semestre deste ano, confirmou em comunicado Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul. Sua confirmação reforça a afirmação mundial do grupo de que não pretende fechar qualquer fábrica após a fusão da FCA e PSA, oficializada no mês passado.

“Desde 2019, foram investidos cerca de R$ 220 milhões na fábrica para a implementação de uma variante da nova plataforma global modular CMP, que dará origem a uma nova família de veículos”, declarou o executivo, sem revelar qual marca e modelo q inaugurará essa nova fase de Porto Real que iniciou suas operações fabricando o Peugeot 206 e o Citroën Picasso.

SUV C3 deve inaugurar nova família de produtos na fábrica fluminense

O novo veículo, contudo, deve ser o SUV que substituirá a atual geração do C3 e também o AirCross. O hatch, veículo de entrada da marca aqui, está praticamente “aposentado” dos planos da Citroën há alguns anos. No ano passado, teve somente 968 licenciamentos contra 2,8 mil em 2019 e 6,4 mil em 2018. A marca negociou 13,5 mil veículos no Brasil no ano passado — 9,5 mil apenas do C4 Cactus, SUV maior do que o futuro veículo e seu último lançamento genuinamente novo e no mercado desde 2018.

Segundo a Stellantis, a implementação da plataforma CMP (Common Modular Platform) acelerou o processo de modernização do complexo industrial, que recebeu cerca de R$ 580 milhões em melhorias entre 2016 e 2018.

“Porto Real chegou a figurar por duas vezes como a Top 1 no ranking mensal mundial de qualidade envolvendo todas as fábricas da empresa antes da fusão que originou a Stellantis”, recorda Jean Mouro, vice-presidente de Operações Monozukuri da América do Sul.

A fábrica do sul-fluminense completa duas décadas com mais de 1,7 milhão de veículos produzidos de 16 modelos Peugeot e Citroën, além de mais de 2 milhões de motores.

Nos últimos anos, porém, sofreu com o alto índice de ociosidade e o baixo ritmo de suas linhas determinados pelo mercado em declínio e também pelas estratégias mundiais da PSA para cortar custos e investimentos em veículos e mercados de baixa rentabilidade, e retornar à rentabilidade.

LEIA MAIS

→ Stellantis não vai fechar fábricas na América do Sul

→ PSA implanta projeto piloto de home office

→ Vendas do Citroën C3 minguam enquanto sucessor não chega

Curiosamente, foi Carlos Tavares, então CEO da PSA e agora da Stellantis, quem comandou esses movimentos globais do grupo francês batizados inicialmente de “Back in the Race” e “Push to Pass” e que, em última análise, culminaram com o encolhimento da operação brasileira a ponto de Peugeot e Citroën tornarem-se mera coadjuvantes do mercado interno.

Em 2020, as duas marcas da então PSA somaram apenas 26,9 mil licenciamentos, participação de somente 1,4%. Muito diferente da FCA, o outro braço originário da Stellantis, que,com as marcas Fiat, Jeep e Ram, liderou as vendas no País com mais de 22% dos emplacamentos.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás