Versão rodoviária inédita no País resulta de parceria da Scania, Marcopolo, Gerdau e Turis Silva
A Gerdau demandou, a Scania e a Marcopolo toparam e a Turis Silva, em breve, iniciará serviço de fretamento contínuo com o primeiro ônibus movido a GNV ou biometano em versão rodoviária do Brasil. O veículo, em processo final de certificações e homologações, fará o transporte de funcionários da fabricante de aço em rota Porto Alegre – Charqueada – São Jerônimo, no Sul do País, somando 190 km diários, bem abaixo da autonomia de 300 km que o modelo entrega.
Jaime Silva, proprietário da Turis Silva, conta que já faz dois anos que a Gerdau o sondou a respeito da possibilidade de entregar um serviço de transporte baseado em conceitos de sustentabilidade. Uma primeira resposta veio com um ônibus elétrico da BYD e, agora, a segunda, da Scania, que já carrega experiências em ônibus urbanos a gás, bem como avança com a oferta de caminhões movidos pelo mesmo combustível.
“Cresce a cada dia os pedidos de contratantes para termos produtos mais verdes, e a sustentabilidade é um caminho sem volta. Tenho convicção que será o primeiro de muitos ônibus a gás para o fretamento”, diz o empresário.
O modelo escolhido foi chassi K 320 4×2 dotado de motor ciclo Otto Euro 6 de 320 cv. Segundo a Scania, uma das grandes vantagens é de que não se trata de uma conversão no motor, mas inteiramente desenvolvido para funcionar com gás e biometano ou ainda a mistura de ambos em qualquer proporção.
A fabricante de veículos acredita ser a melhor solução para o aqui e o agora, como define, pois se sustenta nos três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. “O ônibus rodoviário a gás tende a entregar para o transportador um quilometro rodados mais barato, o que se enquadra para as aplicações de alta quilometragem. Não há dúvidas de que com a infraestrutura de abastecimento mais desenvolvida, que já está em andamento, será uma alternativa muito viável”, observa Silvio Munhoz, diretor de Vendas da Scania no Brasil.
Para a carroceria a Marcopolo optou pelo modelo Paradiso 1050 configurado com 44 poltronas semileito. Aos passageiros o ônibus entrega conforto, conveniência e segurança com sistema de ar-condicionado, sanitário, conjunto de entretenimento de áudio e vídeo, acesso à internet, tomadas USB, além das soluções da plataforma BioSafe da encarroçadora, como lâmpadas de UV-C para desinfeção de ambiente e cortinas com material antimicrobiano.
Para o abastecimento, a garagem da Turis Silva, em Porto Alegre, terá bomba exclusiva de gás.
LEIA MAIS
→EDP encabeça projeto de ônibus abastecido com energia solar
→Turis Silva opera ônibus elétrico em fretamento
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.