Versão rodoviária inédita no País resulta de parceria da Scania, Marcopolo, Gerdau e Turis Silva
A Gerdau demandou, a Scania e a Marcopolo toparam e a Turis Silva, em breve, iniciará serviço de fretamento contínuo com o primeiro ônibus movido a GNV ou biometano em versão rodoviária do Brasil. O veículo, em processo final de certificações e homologações, fará o transporte de funcionários da fabricante de aço em rota Porto Alegre – Charqueada – São Jerônimo, no Sul do País, somando 190 km diários, bem abaixo da autonomia de 300 km que o modelo entrega.
Jaime Silva, proprietário da Turis Silva, conta que já faz dois anos que a Gerdau o sondou a respeito da possibilidade de entregar um serviço de transporte baseado em conceitos de sustentabilidade. Uma primeira resposta veio com um ônibus elétrico da BYD e, agora, a segunda, da Scania, que já carrega experiências em ônibus urbanos a gás, bem como avança com a oferta de caminhões movidos pelo mesmo combustível.
“Cresce a cada dia os pedidos de contratantes para termos produtos mais verdes, e a sustentabilidade é um caminho sem volta. Tenho convicção que será o primeiro de muitos ônibus a gás para o fretamento”, diz o empresário.
O modelo escolhido foi chassi K 320 4×2 dotado de motor ciclo Otto Euro 6 de 320 cv. Segundo a Scania, uma das grandes vantagens é de que não se trata de uma conversão no motor, mas inteiramente desenvolvido para funcionar com gás e biometano ou ainda a mistura de ambos em qualquer proporção.
A fabricante de veículos acredita ser a melhor solução para o aqui e o agora, como define, pois se sustenta nos três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. “O ônibus rodoviário a gás tende a entregar para o transportador um quilometro rodados mais barato, o que se enquadra para as aplicações de alta quilometragem. Não há dúvidas de que com a infraestrutura de abastecimento mais desenvolvida, que já está em andamento, será uma alternativa muito viável”, observa Silvio Munhoz, diretor de Vendas da Scania no Brasil.
Para a carroceria a Marcopolo optou pelo modelo Paradiso 1050 configurado com 44 poltronas semileito. Aos passageiros o ônibus entrega conforto, conveniência e segurança com sistema de ar-condicionado, sanitário, conjunto de entretenimento de áudio e vídeo, acesso à internet, tomadas USB, além das soluções da plataforma BioSafe da encarroçadora, como lâmpadas de UV-C para desinfeção de ambiente e cortinas com material antimicrobiano.
Para o abastecimento, a garagem da Turis Silva, em Porto Alegre, terá bomba exclusiva de gás.
LEIA MAIS
→EDP encabeça projeto de ônibus abastecido com energia solar
→Turis Silva opera ônibus elétrico em fretamento
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027