Indústria

Setor automotivo argentino começa o ano aquecido

Produção, vendas e exportação anotaram desempenhos bem acima dos resultados obtidos no início do ano passado

A indústria de veículos da Argentina encerrou o primeiro mês do ano em um ritmo bem melhor do aquele verificado um ano antes. Em janeiro, quando se contou 17 dias úteis, a produção de veículos somou 24,3 mil unidades. Embora o resultado represente queda de 19,4% em relação a dezembro, o volume foi 17,5% superior ao anotado no mesmo mês de 2020, quando registrou 20,6 mil veículos.

Também as entregas às concessionárias cresceram. Se em janeiro de 2020 os veículos faturados à rede chegaram a 25,7 mil unidades, no mês passado as lojas receberam 27,3 mil veículos, um alta de 6,1%. Contra dezembro, quando as vendas no atacado anotaram 30,9 mil unidades, a baixa bateu nos 30%. Cabe mencionar, porém, que tradicionalmente o mês de janeiro se apresenta menos comprador.

Nas vendas externas, a indústria argentina embarcou 11,9 mil unidades em janeiro. O volume corresponde a uma baixa de 30,7% em relação a dezembro, com 17,2 mil unidades, mas também um alta de 37,2% se comparado com as remessas de janeiro de 2020, quando forma exportados 8,7 mil veículos.

Para a Adefa, a associação das fabricantes no país vizinho, os resultados obtidos indicam uma tendência positiva para o exercício que se inicia e frutos de um trabalho de diálogo entre a cadeia produtiva e o governo para tomar medidas que promovam o crescimento do setor.

“É importante continuar a trabalhar a fim de promover a produção, exportação e geração de empregos”, disse em nota Daniel Herrero, presidente da Adefa, em que também a importância de um plano de desenvolvimento das autopeças, “pilar fundamental da sustentabilidade da indústria, sobretudo tendo em conta o desafio futuro, especialmente no que se refere a novos motores, que o obrigarão peças de alta qualidade e conteúdo tecnológico.”

LEIA MAIS

Indústria argentina de veículos acelera produção


Foto: Nissan/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás