Europa ultrapassou a China como maior mercado em 2020
As vendas mundiais de veículos elétricos estiveram próximas de 3,2 milhões de unidades em 2020, segundo a consultoria sueca EV.volumes. com, que congrega informações de cerca de 80 mercados. O resultado é 43% superior ao número registrado em 2019 ou quase 1 milhão de unidades a mais. A consultoria estima novo salto da mesma ordem em 2021, quando o mercado global poderá consumir 4,6 milhões de unidades eletrificadas.
Em 2020, só na Europa perto de 1,4 milhão de automóveis movidos a bateria ou plug-in chegaram às ruas, crescimento de 137% sobre o ano anterior, enquanto, na média, o mercado de veículos encolheu 20%.
Os países europeus, assim, roubaram da China o título de maior mercado global de veículos elétricos pela primeira vez desde 2015. A participação da tecnologia nas vendas de automóveis na região, incluindo o Reino Unido, triplicou de um ano para o outro, passou de 3,3% para 10,2%.
LEIA MAIS
→ Shell comprará empresa de recarga de veículos elétricos
Na China, apesar de o número de unidades negociadas ter crescido 12%, para pouco mais de 1,3 milhão, a evolução na participação foi bem mais tímida, de 5,1% para 5,5%, e no restante do mundo ainda mais lenta.
As vendas de 328 mil automóveis elétricos nos Estados Unidos — 79% da Tesla — representaram crescimento de apenas 4% , enquanto elas recuaram no Japão, Canadá e Austrália. Mercados como Coréia do Sul e Índia e outros menores, como Israel e Emirados Árabes Unidos, mostraram desempenhos positivos.
As legislações de emissões nos principais mercados e, por conta delas, as perspectivas crescentes de vendas dos elétricos nos próximos anos têm acelerado o movimento das montadoras para a transformação em suas linhas de produtos. Só em 2021, devem chegar às concessionárias algo como 150 novos modelos plug-in ou integralmente movidos somente a bateria em todo o mundo.
A Volkswagen tem se esforçado para liderar a oferta de elétricos em vários mercados já no curto prazo. Depois do ID3, a montadora ampliará as entregas na Europa, China e Estados Unidos do ID.4, seu primeiro utilitário esportivo elétrico compacto. A montadora tem como meta vender perto de 100 mil unidades do ID.4 já em 2021.
Esta semana, o Ministério da Indústria e Tecnologia da China deixou vazar outro importante passo na estratégia de curto prazo da Volkswagen para o segmento. O site da pasta exibiu o ID6 X, SUV elétrico para até sete pessoas e que será produzido no país em parceria com a SAIC.
LEIA MAIS
→ Grupo BMW confirma MINI elétrico para o 1º semestre
Foto: Reprodução
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.