Produto

Audi e-tron GT chega ao Brasil este ano

Versão RS do sedã elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos

Demorou perto de três anos desde a apresenção como um conceito, mas finalmente a Audi lançou nesta terça-feira, 9, o e-tron GT na Europa. O sedã esportivo movido exclusivamente a eletricidade chegará ainda este ano também ao Brasil, confirmou a marca alemã.

Não houve grandes novidades, as linhas finais do modelo são quase as mesmas das apresentadas em 2018. Produzido na fábrica de Böllinger Höfe, que já atinge a neutralidade no balanço de carbono, o e-tron GT mede 4,99 metros de comprimento e 2,90 m de entre-eixos. A Audi oferecerá duas versões inicialmente para os consumidores europeus: a GT quattro e a esportiva RS.

Ambas são equipadas com um motor elétrico no eixo dianteiro e outro no eixo rraseirodois motores elétricos, alimentados por baterias com 12 células de íons de lítio de 85 kWh. Segundo a montadora, o e-tron GT, que desenvolve 476 cavalos, te  autonomia de até 488 quilômetros enquanto a versão esportiva, com potência combinada de 598 cv,  percorre até 472 km.

O desempenho, claro, é o grande destaque do novo sedã. A versão “mais mansa” faz de 0 a 100 km/k em 4,1 segundos, mais até do que a RS, que cumpre a mesma missão em nada mais do que 3,3 segundos. A velocidade máxima da RS, limitada eletronicamente, é de 250 km/h, apenas 5 km/h a mais do que a do e-tron GT, e a tração normalmente está nas quatro rodas – somente no modo “efficiency” a tração dianteira é priorizada.

Com faróis em LED, o elétrico conta ainda com frenagem autônoma de emergência, detector de pedestres, controles de tração e estabilidade, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, sistema de manutenção em faixa e, opcionalmente, até assistente de estacionamento remoto, controlado por celular, dentre outros dispositivos.

LEIA MAIS

Audi inicia pré-venda dos novos Q5 e Q5 Sportback

A Audi dotou os e-tron GT e RS com quadro de instrumentos virtual em tela de 12,3 polegadas. O multimídia ocupa outro monitor de 10,1 polegadas e inclui sistemas de entretenimento e navegação por comando de voz.

O porta-malas acomoda 405 litros no  GT quattro e 366 litros no RS. Uma adicional impossível em veículos com motores convencionais dianteiros: um segundo compartimento sob o capô dispõe de espaço para mais 85 litros.

O e-tron GT é o primeiro Audi elétrico fabricado na Alemanha. Seus antecessores e-tron e e-tron Sportback são montados nana Bélgica. A fábrica de Böllinger Höfe  é abastecida com energia integralmente limpa, inclusive biogás, e emissões que ainda não foram evitadas são compensadas com créditos de carbono de projetos de proteção de clima. Papel e embalagens foram abolidos ao máximo na fábrica, que recicla diversos outros materiais, produtivos ou não.


Fotos: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás