Versão RS do sedã elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos
Demorou perto de três anos desde a apresenção como um conceito, mas finalmente a Audi lançou nesta terça-feira, 9, o e-tron GT na Europa. O sedã esportivo movido exclusivamente a eletricidade chegará ainda este ano também ao Brasil, confirmou a marca alemã.
Não houve grandes novidades, as linhas finais do modelo são quase as mesmas das apresentadas em 2018. Produzido na fábrica de Böllinger Höfe, que já atinge a neutralidade no balanço de carbono, o e-tron GT mede 4,99 metros de comprimento e 2,90 m de entre-eixos. A Audi oferecerá duas versões inicialmente para os consumidores europeus: a GT quattro e a esportiva RS.
Ambas são equipadas com um motor elétrico no eixo dianteiro e outro no eixo rraseirodois motores elétricos, alimentados por baterias com 12 células de íons de lítio de 85 kWh. Segundo a montadora, o e-tron GT, que desenvolve 476 cavalos, te autonomia de até 488 quilômetros enquanto a versão esportiva, com potência combinada de 598 cv, percorre até 472 km.
O desempenho, claro, é o grande destaque do novo sedã. A versão “mais mansa” faz de 0 a 100 km/k em 4,1 segundos, mais até do que a RS, que cumpre a mesma missão em nada mais do que 3,3 segundos. A velocidade máxima da RS, limitada eletronicamente, é de 250 km/h, apenas 5 km/h a mais do que a do e-tron GT, e a tração normalmente está nas quatro rodas – somente no modo “efficiency” a tração dianteira é priorizada.
Com faróis em LED, o elétrico conta ainda com frenagem autônoma de emergência, detector de pedestres, controles de tração e estabilidade, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, sistema de manutenção em faixa e, opcionalmente, até assistente de estacionamento remoto, controlado por celular, dentre outros dispositivos.
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A Audi dotou os e-tron GT e RS com quadro de instrumentos virtual em tela de 12,3 polegadas. O multimídia ocupa outro monitor de 10,1 polegadas e inclui sistemas de entretenimento e navegação por comando de voz.
O porta-malas acomoda 405 litros no GT quattro e 366 litros no RS. Uma adicional impossível em veículos com motores convencionais dianteiros: um segundo compartimento sob o capô dispõe de espaço para mais 85 litros.
O e-tron GT é o primeiro Audi elétrico fabricado na Alemanha. Seus antecessores e-tron e e-tron Sportback são montados nana Bélgica. A fábrica de Böllinger Höfe é abastecida com energia integralmente limpa, inclusive biogás, e emissões que ainda não foram evitadas são compensadas com créditos de carbono de projetos de proteção de clima. Papel e embalagens foram abolidos ao máximo na fábrica, que recicla diversos outros materiais, produtivos ou não.
Fotos: Divulgação
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