Produto

Tiger, o conceito de veículo não tripulado da Hyundai

Modelo foi projetado para transportar cargas em terrenos remotos e inacessíveis

Onome Tiger é a abreviatura de Transforming Intelligent Ground Excursion Robot ou, traduzido para o português, robô transformador inteligente para excursão terrestre. Apresentado como uma máquina de caminhar com quatro pernas, o primeiro conceito de veículo para mobilidade definitiva não tripulado da Hyundai foi revelado pela montadora nesta quarta-feira, 10.

Desenvolvido pelo New Horizons Studio, do grupo coreano, em parceria com a Autodesk e Sundberg-Ferar, o Tiger foi projetado para transportar cargas em terrenos remotos e inacessíveis sem a necessidade de condutor ou passageiro. Com suas pernas retraídas, ele roda como um veículo com tração nas quatro rodas, movendo-se por rolamento.

“Veículos como o Tiger e as tecnologias que o suportam, nos dão a oportunidade de soltar nossa imaginação”, comentou John Suh, responsável pelo New Horizons Studio, criado no final do ano passado. “Estamos constantemente procurando novas maneiras de repensar o design e o desenvolvimento dos veículos, e de redefinir o futuro do transporte e da mobilidade”.

LEIA MAIS

Ken Ramirez é o novo CEO e presidente da Hyundai no Brasil

Hyundai consolida-se em quarto lugar no ranking por marca

Com base em uma arquitetura de plataforma modular, o Tiger tem um sofisticado sistema de locomoção sobre pernas e rodas, com controle direcional de 360 graus e uma série de sensores para observação remota. Segundo a Hyundai, ele também é pensado para se conectar a veículos aéreos não tripulados (UAVs), que podem recarregá-lo totalmente e transportá-lo a lugares inacessíveis.

Equipado internamente com um compartimento, o conceito pode atuar na entrega de produtos ou ser acionado para enviar suprimentos para ajuda em situações de emergência. A articulação na forma de perna ou roda permite ao que ele enfrente uma série de situações extremas, mantendo a carga útil mais nivelada do que um veículo terrestre convencional.

Quando ele fica preso ou precisa se locomover sobre um terreno intransitável para as rodas, ele usa sua habilidade de andar para se desprender ou caminhar mais facilmente, mesma característica vista previamente no Elevate, primeiro conceito com pernas móveis do Grupo Hyundai, que foi apresentado na Consumer Electronic Show (CES), em 2019.

A diferença entre o Elevate e o novo conceito é que, enquanto o anterior pode transportar passageiros, o novo veículo é não tripulado. Ambos misturam tecnologias de robótica e locomoção sobre rodas. A primeira versão do Tiger é o X-1 (o X significa “experimental”), que une os recursos de design generativo da Autodesk com as crescentes habilidades da Hyundai em P&D em mobilidade.


Foto: Divulgação/Hyundai

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás