Projeto encaminha a instalação de 250 estações de recargas para veículos eletrificados no País
A Volvo Car abraçou a ideia da empresa de energia Enel X e da rede estacionamento Estapar de criar 250 postos de recargas para veículos eletrificados no País. O projeto, chamado Ecovagas, instalará os eletropostos em estacionamentos de aeroportos, hospitais e centros comerciais em 23 cidades de dez estados das regiões, Sul, Sudeste e Nordeste, além do Distrito Federal. A estimativa é de que a rede esteja concluída até fim do primeiro trimestre.
Para Rafael Ugo, diretor de Marketing para América Latina da Volvo Car Brasil, o objetivo é transformar a indústria com a eletrificação. “Estamos investindo na estrutura para que possamos dar confiança, quebrar barreiras e possibilitar cada vez mais facilidade aos proprietários de veículos híbridos e elétricos, não só da Volvo, mas de qualquer outra marca.”
Na parceria, a Enel X ficará responsável pela tecnologia e equipamentos e de carregamento, capazes de abastecer 80% da bateria de automóveis elétricos em torno de 3 horas, enquanto a Estapar concedo espaço físico em sua rede de estacionamentos. O conjunto de soluções ainda permitirá ao usuário visualizar os pontos disponíveis em tempo real.
O serviço será gratuito aos clientes das empresas e proprietários de modelos eletrificados da Volvo, exceto a tarifa do estacionamento, que deverá ser paga. Para os proprietários de veículos de outras montadoras será possível o uso das estações por de até seis meses após o início da operação. Ao fim do período, o usuário então passará a pagar pelo uso da infraestrutura por meio do Vaga Inteligente, aplicativo da Estapar.
LEIA MAIS
→Volvo Car ganha participação no segmento premium
→Volvo Car vai emprestar carro híbrido gratuitamente
Foto: Volvo Car/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.