Eficiência energética e conforto para o motorista da nova geração de veículos foram determinantes para o negócio
Raros são os dias nos quais uma fabricante de veículos pode anunciar venda de algumas centenas de caminhões, o que dirá então de milhares. A Volvo Trucks começa o ano com uma encomenda dessas. Ao longo do 2021, a companhia terá na programação de fábrica 2 mil caminhões da linha FH destinados à Girteka Logistics, empresa sediada na Lituânia.
Os veículos renovarão parte da frota da operadora logística, hoje composta por mais de 8 mil caminhões, revezados dentre 15 mil motoristas a serviço da companhia, que atuam em longas distâncias rodoviárias pela Europa e Rússia.
Os caminhões são da nova geração da gama, lançada em fevereiro do ano passado para mercado europeu. As novidades chegaram com cabines mais espaçosas e evoluções tecnológicas em vista a reforçar conforto, segurança e eficiência energética. Na ocasião, o presidente da Volvo Trucks, Roger Alm, destacou que um dos eixos no desenvolvimento dos produtos foi somar argumentos para atrair e reter o motorista.
Os pilares fortalecidos pela Volvo foram decisivos para Girteka efetivar o negócio. “O novo Volvo FH otimiza o tempo de atividade e a economia de combustível e, ao mesmo tempo, oferece ao motorista um ótimo ambiente de trabalho”, avalia em nota Edvardas Liachovičius, CEO da Girteka Logistics. O executivo acredita que com o investimento a empresa contribuirá com o aumento da segurança nas estradas e com a redução das emissões, uma “parceria com a Volvo na jornada rumo a zero acidentes e redução do impacto ambiental”.
A fabricante destaca que boa parte dos caminhões terá a tecnologia I-Save, recente recurso oferecido que a depender da experiência do motorista e das condições de transporte, como clima e topografia, permite obter até 10% de economia de combustível.
No negócio, a maioria do lote de caminhões tem apoio da Volvo Financial Services, o braço financeiro do Grupo Volvo.
LEIA MAIS
→Volvo tem nova geração de caminhões
→Volvo terá linha completa de caminhões elétricos em 2021
Foto: Volvo Trucks/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.