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Mercedes-Benz Actros protagoniza abertura de colheita do Grupo Risa

Frota de 50 composições tritrens permite aumentar produtividade do escoamento de grãos

Para destacar a força da região Nordeste para a produção agrícola, o Grupo Risa organizou, de 17 a 19 de fevereiro, evento para marcar a abertura da colheita de soja da safra 2020/21 em uma de suas fazendas, em Baixa Grande do Ribeiro (PI). Na tarefa de escoamento, a empresa colocou em ação uma frota de 50 cavalos-mecânicos Mercedes-Benz Actros 2651 6×4 atrelados a tritrens de nove eixos.

A configuração veicular adotada permite carregamento de 50 toneladas de soja por viagem, o que se traduz em aumento de produtividade. No pico da colheita, muitas dessas composições cumprirão até 100 viagens durante 24 horas, contabilizando transferências de 5 mil toneladas em apenas um dia em rotas que variam de 5 a 30 quilômetros, do campo aos armazéns.

A escolha correta de equipamentos e inovações pensadas pelo Grupo e desenvolvidas em parceria se mostram como pilares de uma das maiores empresas do agronegócio das regiões Norte e Nordeste. No ano passado, a companhia superou faturamento de R$ 1 bilhão. “É uma conquista marcante para a nossa empresa e para o próprio setor do agronegócio. Poucos conseguem e nosso time é um deles”, resume em nota Anderson Gorgen, diretor comercial do Grupo Risa.

Além de grãos, os Actros também são utilizados no transporte de fertilizantes, adubos e defensores agrícolas. As primeiras 120 unidades do modelo entraram em operação em 2018 e, no fim de 2020, chegaram mais 50 caminhões, incluindo um novo Actros. Segundo relata a Mercedes-Benz, hoje 80% da frota de composições de nove eixos tem cavalo-mecânico da marca.

Outro recurso empregado para o aumento da produtividade é o tipo de tritrem adotado pelo Grupo Risa. Idealizado pela empresa e desenvolvido em parceria com a Librelato, o implemento rodoviário possui basculamento lateral. A configuração torna mais rápido o descarregamento do grão no Porto de Itaqui, em São Luiz do Maranhão (MA). A inovação ainda facilita manobras ao exigir menos espaço de movimentação em relação ao basculamento tradicional.

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Redação AutoIndústria

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