Lançado em outubro, projeto envolveu 2.500 caixas de madeira e papelão até agora
A/dropcap] partir de projeto de economia circular implantado em suas unidades paulistas de Araraquara, Itu, São Bernardo do Campo e Sorocaba, a ZF conseguiu reutilizar 2.500 caixas de madeira e papelão no curto espaço de três meses, sanando, ao menos em parte, problema com falta de embalagens enfrentado no segundo semestre de 2020.
Segundo a empresa, a retomada das demandas da indústria automotiva em meados do ano passado, que culminou com a indisponibilidade de suprimentos, especialmente embalagens no mercado brasileiro, foi decisiva para a realização de estudos e avaliação de viabilidade da reutilização das caixas utilizadas em suas fábricas. Implantado em outubro, o projeto envolveu as áreas de meio ambiente, produção e logística.
João Manoel Gambarra, engenheiro ambiental da ZF e um dos idealizadores do projeto, diz que o primeiro passo foi começar a tratar a relação entre as plantas de forma mais abrangente e entender o ciclo de início e término dos processos. A partir do entendimento desse fluxo circular, a fornecedora de sistemas para veículos leves e pesados passou a adaptar a logística para separação, triagem e envio desses materiais.
LEIA MAIS
→ZF dobra vendas online no mercado de reposição
→ZF reduz consumo de energia elétrica só com alertas
“A ZF tem trabalhado ano após ano em projetos de economia circular no Brasil e cada vez mais propostas são sugeridas por nossos colaboradores e abraçadas pela nossa gestão”, explica Sildson Corrêa, gerente sênior de saúde, meio ambiente e segurança da ZF.
São ações nas área de eficiência energética e de recursos, reuso de água, reciclagem de óleo de corte na usinagem e de solventes na pintura visando o Aterro Zero. No caso das embalagens, as caixas passaram a ser reutilizadas uma vez, com a estimativa de uma redução de 17 toneladas de resíduos de madeira mensalmente.
“Projetos como esse vão muito além do conceito de reduzir, reutilizar e reciclar. Dizem respeito a redesenhar processos e ver oportunidades além das próprias questões ambientais nos desperdícios. São estratégias que também trazem benefícios aos negócios da empresa no longo prazo”, destaca Corrêa.
Foto: Divulgação/ZF
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027