Plano estabelece desenvolvimento, produção e fornecimento de motores de médio porte Euro 7 para caminhões e ônibus
A Daimler Truck e a Cummins assinaram na terça-feira, 23, memorando de entendimento para uma parceria estratégica global. Pelo acordo, que não descarta outras oportunidades futuras, a Cummins investirá no desenvolvimento, na produção e no fornecimento de motores de médio porte para caminhões e ônibus da Daimler.
Segundo comunicado, a Cummins estabelecerá um fábrica de motores na unidade industrial da Mercedes-Benz em Mannheim, na Alemanha, para produção de motores com padrão de emissão Euro 7. A Daimler garante que a estratégia contribuirá para manter os empregos e o futuro da planta alemã, além de preservar recursos para acelerar desenvolvimentos de tecnologias de acionamento de emissão zero.
“O memorando de entendimento entre a Daimler Truck AG e a Cummins torna a produção de motores em Mannheim adequada para o futuro e em ao mesmo tempo, reforça a nossa competitividade”, avalia em nota Martin Daum, presidente de Administração da Daimler Truck. “Com a mudança para o Euro VII, teríamos de investir recursos consideráveis no desenvolvimento dos nossos motores médios. Agora esses fundos podem ser liberados para as tecnologias cruciais ao nosso sucesso corporativo de longo prazo na transformação de nossa indústria.”
“A parceria é uma excelente oportunidade para ambas as empresas sejam mais competitivas, impulsionem a inovação global, expandam as ofertas aos clientes e reduzam as emissões”, completa Tom Linebarger, presidente e CEO da Cummins.
A Daimler adianta que atual geração de motores médios será encerrada com o início da produção dos produtos da Cummins em Mannheim, mas continuará com o portfólio da família de motores pesados. As empresas, no entanto, avaliarão acordos mais amplos em potenciais sinergias em componentes do trem de força.
LEIA MAIS
→Daimler Truck e Linde juntas para abastecimento de hidrogênio líquido
→Daimler Truck e Waymo firmam parceria para caminhão autônomo
Foto: Daimler/Divulgação
A partir de kits CKD, serão fabricados três modelos: X-Cape 650cc, Seiemezzo 650cc e Calibro…
Gáston Diaz Perez, CEO e presidente na América Latina, revela faturamento de R$ 10,8 bilhões…
Executivo será responsável pela Divisão Mercado Industrial
A primeira rodada de avaliação contará com 27 modelos, um de cada montadora. Entre eles,…
"Trabalhamos em diversas frentes para tornar a empresa cada vez mais forte e resiliente”, diz…
Ritmo das atividades acompanha momento positivo do mercado, que cresceu 77% no período