Componente será fabricado em duas fábricas da Carolina do Norte a partir do segundo semestre
A Meritor promete para o segundo semestre deste ano o início de produção do trem de força elétrico 14Xe destinado a veículos comerciais médios e pesados. O componente será fabricada nas instalações da empresa em Asheville e Forest City, ambas na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
Segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira, 26, pela subsidiária da companhia no Brasil, o eixo 14Xe é o primeiro produto desenvolvido pela marca global Blue Horizon, unidade de negócio dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias globais para a mobilidade.
A Meritor fechou contrato com a Paccar para fornecimento do produto para os modelos Kenworth T680 e Peterbilt 579 e 520 no início do ano passado. “Um ano depois, estamos nos aproximando da produção e nos preparando para colocar os veículos nas estradas”, informou T.J. Reed, vice-presidente de eletrificação global da Meritor.
Segundo o executivo, o 14Xe – que foi apresentado no Brasil durante a Fenatran de 2019 – foi testado em várias condições em todo o mundo, em diferentes tipos de veículos e aplicações. Além do acerto com a Paccar, a sistemista já tem outros três fornecimentos encaminhados, um dos quais com a canadense Lion Eletric, que utilizará o Blue Horizon 14Xe em seus veículos Classe 8.
LEIA MAIS
→Meritor cria cargo de vice-presidente na América do Sul
→Unidade da Meritor de Resende recebe premiação mundial
A Meritor também expandiu a parceria com a Autocar, LLC Trucks, que pretende utilizar o novo eixo elétrico em seus veículos de coleta de lixo. Nesse caso, a produção está programada para começar em 2022. Outro contrato, com duração de 3 anos, foi firmado com a startup de veículos comerciais elétricos canadense Volta Trucks, que tem sede em Londres, no Reino Unido,.
Foto: Divulgação/Meritor
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.