Mercado

Fiat reforça liderança em fevereiro

Diferença de participação para a segunda colocada, a Volkswagen, passou de 2,6 para 4,1 pontos porcentuais

Na liderança do mercado desde setembro do ano passado, a Fiat ampliou a diferença com a segunda e terceira colocadas em fevereiro, dominando 21,2% do mercado total de automóveis e comerciais leves no País. De acordo com dados preliminares que não incluem os emplacamentos de sábado, 26, a marca italiana comercializou  33,5 mil unidades no mês passado, ante os quase 27 mil da Volkswagen, que teve participação de 17,1%.

A diferença ficou, portanto, em 4,1 pontos porcentuais, contra os 2,6 pontos de janeiro. A General Motors manteve-se em terceiro lugar, com algo próximo de 25 mil unidades comercializadas até a sexta-feira, 25,e 15,8% de penetração.

No acumulado do primeiro bimestre, a Fiat é a primeira do ranking com 64,4 mil licenciamentos e 21,6% de participação, seguida da Volkswagen – 53,8 mil unidades/16,8% – e GM, com, respectivamente, 51,6 mil e 16,1%.

LEIA MAIS

Strada lidera o ranking dos veículos mais vendidos no País

Fiat lidera em janeiro e Stellantis detém 28% do mercado brasileiro

A nova Strada, lançada em meados do ano passado, tem sido decisiva para a ascensão da Fiat no mercado brasileiro. A picape ocupou a vice-liderança no ranking por modelo de fevereiro, com 18,6 mil emplacamentos e participação de 5,8% nas vendas totais de veículos leves. O Chevrolet Onix se manteve na liderança, mas com diferente pequena. Emplacou 20,8 mil unidades e deteve 6,5% de penetração.

No ranking por marca de fevereiro, a Hyundai segue firme na quarta colocação, com 15,2 mil emplacamentos e fatia de 9,7%. Na sequência vêm Renault – com 10,5 mil unidades e 6,7% de participação e Jeep, com 10,5 mil emplacamentos e índice de 6,6%.

Os números mostram ainda que o novo conglomerado automotivo mundial, a Stellantis, que reúne Fiat e Jeep, dentre outras marcas, atingiu 46 mil emplacamentos no Brasil em fevereiro, dominando 29,1% do mercado local de automóveis e comerciais leves.

Segundo os números preliminares, foram licenciados 158,2 mil veículos leves no mês passado, número um pouco inferior ao de janeiro, que teve mais dias úteis e 162,5 mil emplacamentos, mas também menor do que o do mesmo mês de 2020, quando as vendas atingiram 192,6 mil unidades, o que indica uma desaceleração do varejo automotivo brasileiro.

Emplacamento acumulado: Fev/2021
Marca
Volume
Share
FIAT
33.504
21.2%
VOLKSWAGEN
26.986
17.1%
CHEVROLET
24.965
15.8%
HYUNDAI
15.328
9.7%
RENAULT
10.529
6.7%
JEEP
10.473
6.6%
TOYOTA
10.251
6.5%
HONDA
7.321
4.6%
NISSAN
5.728
3.6%
FORD
3.747
2.4%
CHERY
1.650
1.0%
MITSUBISHI
1.274
0.8%
PEUGEOT
1.160
0.7%
CITROEN
811
0.5%
RAM
115
0.1%
CHRYSLER
1
0.0%
DODGE
1
0.0%
OUTROS
4,329
2.7%
MERCADO
158,173
100%

 


Foto: Divulgação/Fiat

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás