Mercado

Fiat reforça liderança em fevereiro

Diferença de participação para a segunda colocada, a Volkswagen, passou de 2,6 para 4,1 pontos porcentuais

Na liderança do mercado desde setembro do ano passado, a Fiat ampliou a diferença com a segunda e terceira colocadas em fevereiro, dominando 21,2% do mercado total de automóveis e comerciais leves no País. De acordo com dados preliminares que não incluem os emplacamentos de sábado, 26, a marca italiana comercializou  33,5 mil unidades no mês passado, ante os quase 27 mil da Volkswagen, que teve participação de 17,1%.

A diferença ficou, portanto, em 4,1 pontos porcentuais, contra os 2,6 pontos de janeiro. A General Motors manteve-se em terceiro lugar, com algo próximo de 25 mil unidades comercializadas até a sexta-feira, 25,e 15,8% de penetração.

No acumulado do primeiro bimestre, a Fiat é a primeira do ranking com 64,4 mil licenciamentos e 21,6% de participação, seguida da Volkswagen – 53,8 mil unidades/16,8% – e GM, com, respectivamente, 51,6 mil e 16,1%.

LEIA MAIS

Strada lidera o ranking dos veículos mais vendidos no País

Fiat lidera em janeiro e Stellantis detém 28% do mercado brasileiro

A nova Strada, lançada em meados do ano passado, tem sido decisiva para a ascensão da Fiat no mercado brasileiro. A picape ocupou a vice-liderança no ranking por modelo de fevereiro, com 18,6 mil emplacamentos e participação de 5,8% nas vendas totais de veículos leves. O Chevrolet Onix se manteve na liderança, mas com diferente pequena. Emplacou 20,8 mil unidades e deteve 6,5% de penetração.

No ranking por marca de fevereiro, a Hyundai segue firme na quarta colocação, com 15,2 mil emplacamentos e fatia de 9,7%. Na sequência vêm Renault – com 10,5 mil unidades e 6,7% de participação e Jeep, com 10,5 mil emplacamentos e índice de 6,6%.

Os números mostram ainda que o novo conglomerado automotivo mundial, a Stellantis, que reúne Fiat e Jeep, dentre outras marcas, atingiu 46 mil emplacamentos no Brasil em fevereiro, dominando 29,1% do mercado local de automóveis e comerciais leves.

Segundo os números preliminares, foram licenciados 158,2 mil veículos leves no mês passado, número um pouco inferior ao de janeiro, que teve mais dias úteis e 162,5 mil emplacamentos, mas também menor do que o do mesmo mês de 2020, quando as vendas atingiram 192,6 mil unidades, o que indica uma desaceleração do varejo automotivo brasileiro.

Emplacamento acumulado: Fev/2021
Marca
Volume
Share
FIAT
33.504
21.2%
VOLKSWAGEN
26.986
17.1%
CHEVROLET
24.965
15.8%
HYUNDAI
15.328
9.7%
RENAULT
10.529
6.7%
JEEP
10.473
6.6%
TOYOTA
10.251
6.5%
HONDA
7.321
4.6%
NISSAN
5.728
3.6%
FORD
3.747
2.4%
CHERY
1.650
1.0%
MITSUBISHI
1.274
0.8%
PEUGEOT
1.160
0.7%
CITROEN
811
0.5%
RAM
115
0.1%
CHRYSLER
1
0.0%
DODGE
1
0.0%
OUTROS
4,329
2.7%
MERCADO
158,173
100%

 


Foto: Divulgação/Fiat

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás