Empresa

Volkswagen prepara sua própria revolução

Montadora acelera eletrificação, direção autônoma e serviços digitais

AVolkswagen apresentou nesta sexta-feira, 5, sua estratégia global para esta década e que, em síntese, engloba digitalização, novos modelos de negócios, condução totalmente autônoma até 2030 e, mais rapidamente, uma aposta ainda maior na eletrificação de seus produtos.

“Estamos acelerando o ritmo. Nos próximos anos, vamos mudar a Volkswagen como nunca “, afirmou Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen, durante a apresentação do Plano Accelerate, para o qual já foram alocados € 16 bilhões até 2025.

Do ponto de vista financeiro, a estratégia objetiva retorno operacional em vendas de pelo menos 6% a partir de 2023, redução de 5% dos custos fixos até lá e aumento da produtividade das fábricas em 5% ao ano. Brandstätter revelou ainda que a empresa pode voltar a lucrar na  América do Norte e América do Sul ainda este ano.

São muitos os movimentos e frentes que serão trabalhados  dentro do novo plano. A montadora agora planeja que veículos elétricos respondam por mais de 70% de suas vendas na Europa, o dobro do que imaginara anteriormente, e 50% na China e nos Estados Unidos até o fim desta década.

Para isso, lançará pelo menos um novo modelo por ano da plataforma BEV. Só em 2021 serão três: o ID.4 GTX, ainda neste primeiro semestre, seguido pelo esportivo ID.5, e pelo SUV ID.6 X / Cross de sete lugares para o mercado chinês. Mas o previsto elétrico na faixa de € 20 mil,  abaixo do atual  ID.3, foi adiado em dois anos, para 2025.

A maior integração de softwares nos veículos é outra frente de aceleração que será evidenciada nos próximos anos pela empresa e que colaborará para a criação de modelos de negócios baseados em dados e novas fontes de faturamento.

“A mobilidade elétrica foi apenas o começo. A transformação real ainda está por vir. Vamos acelerar rumo ao futuro digital”, reforçou Brandstätter, referindo-se à grande ofensiva elétrica da marca determinada pelo plano Transform 2025+, revelado há cinco anos.

A integração do software ao veículo e a experiência digital do cliente passarão a ser competências centrais da Volkswagen, afirma a montadora alemã, que, com os lançamentos dos modelos da Família ID, já trabalha na constituição do ecossistema digital centrado no cliente.

O processo já está adiantado. A unidade de projetos ID. Digital, por exemplo, fornecerá atualizações de programas “over-the-air” a cada 12 semanas já em meados deste ano. A montadora calcula que, em dois anos, terá rodando uma frota totalmente ligada por rede de mais de 500 mil veículos e que poderá adquirir muitos dos serviços baseados em dados.

A empresa também decidiu simplificar seu portfólio de veículos, com menos versões para reduzir a complexidade produtiva e ganhar ainda mais escala. Os automóveis das próximas gerações serão fabricados com todos os recursos, mas que poderão ser acionados pelo usuário a qualquer momento mediante pagamento.

LEIA MAIS

→ Com novos XC40 híbridos, Volvo põe fim aos motores só a combustão

→ Jaguar será marca exclusivamente elétrica a partir de 2025

Diferente de outras montadoras, contudo, a Volkswagen não anunciou o fim dos motores a combustão em sua linha. A empresa se dispõe a desenvolvê-los  em busca de maior eficiência, até com ajuda da hibridização plug-in.

“Continuaremos precisando de motores a combustão por algum tempo, mas eles têm que ser tão eficientes quanto possível. A nova geração de nossos principais produtos também será equipada com autonomia elétrica de até 100 quilômetros.”

E o Trinity, um veículo a ser apresentado em 2026, reunirá todas as tecnologias que a Volkswagen pretende dispor em seus veículos no futuro. Terá condução automatizada de Nível 2+ no lançamento e Nível 4 no futuro.

“O Trinity se tornará uma espécie de máquina do tempo para nossos clientes, economizando tempo e estresse. No entanto, essa tecnologia não deve se tornar domínio exclusivo de uma elite seleta, por isso estamos trabalhando para torná-la disponível para muitas pessoas”, completou o CEO da Volkswagen.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás