Movimento reflete momento do mercado automotivo, que tem falta de 0 km
Do total de 458 mil veículos financiados em fevereiro, 338 mil foram relativos a unidades usadas e 120 mil de 0 km. No primeiro caso, as altas em relação a janeiro e ao mesmo mês do ano passado foram de, respectivamente, 2,8% e 14,1%. Já no caso dos novos, houve decréscimos, na mesma comparação, de 1,4% e 24,6%.
Na média, o volume de financiamentos teve pequenos acrécimos de 1,6% e 0,6%, que refletem unicamente o desempenho positivo no mercado de veículos usados, incluindo-se aí automóveis, comerciais leves, pesados e motocicletas.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira 8 pela B3, empresa que opera o SNG, Sistema Nacional de Gravames, a maior base privada do País que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o território nacional.
“Os veículos usados, assim como observamos em janeiro, seguem representando a maior parcela das vendas a crédito”, comenta Tatiana Masumoto Costa, superintendente de planejamento da B3. “Considerando o mercado total, a média de financiamentos em dias úteis foi praticamente a mesma no mês passado e em fevereiro de 2020, com volumes de, respectivamente, 25,4 mil veículos e 25,3 mil.
No caso específico dos automóveis e comerciais leves, foram 82 mil financiamentos no segundo mês deste ano, com alta de 15,1% sobre janeiro (71 mil) e recuo de 8,4% sobre fevereiro de 2020 (89 mil). Já os carros usados somaram 306 mil vendas a crédito, com alta de, respectivamente, 2% e 13,7%.
A falta de carros novos tem movimentado o mercado de usados, principalmente de seminovos, o que certamente reflete nos desempenhos de crédito divulgados pela B3. O desabastecimento de componentes, em especial semicondutores, e matérias-primas tem impedido que as montadoras mantenham ritmo normal de produção.
LEIA MAIS
→Veículos usados: dias de estoque nas lojas cai quase pela metade.
→Veículos usados: SP perde negócios para outros estados.
A General Motors, inclusive, está com suas operações de Gravataí, RS, paralisadas desde a semana passada. Lá é produzido o Onix, modelo mais vendido no País, o que deve agravar ainda mais o abastecimento adequado de 0 km no mercado brasileiro.
No caso dos veículos pesados, houve crescimento em todos os comparativos, incluindo tanto unidades usadas como as 0 km. Foram 22 mil financiamentos ao todo em fevereiro, com divisão ihualitária entre novos e usados.
Foto: Pixabay
Atualização no motor promete mais desempenho e agilidade para as operações urbanas
MDIC divulga ainda este mês as metas de ganho de eficiência energética até 2027, com…
No primeiro trimestre, empresa embarcou 255 mil veículos para dezernas de países
Na Europa, a espera chega a ser de 70 dias; em breve, freios acionados por…
No primeiro trimestre, picape já abre "um mês" de vantagem para o segundo colocado Polo