Grupo sueco desembolsou € 600 milhões para ser parte da nova empresa cellcentric GmbH & Co. KG
Os grupos Daimler e Volvo anunciaram nesta terça-feira, 9, a conclusão das negociações para a formação da nova joint venture que cria um novo fabricante global de células de combustível. A empresa sueca adquiriu 50% das participações da Daimler Truck Fuel Cell GmbH & Co. KG por € 600 milhões à vista e livre de dívidas.
Houve concordância quanto à renomeação da empresa para cellcentric GmbH & Co. KG, que terá participação igual das duas partes. Os grupos ressalvam, em comunicado conjunto, que continuam a ser concorrentes em todas as outras áreas, como tecnologia de veículos e integração de células de combustível em caminhões.
LEIA MAIS
→Daimler vai se dividir em duas até o fim do ano
→Daimler e Volvo: testes com caminhões a célula de combustível em 3 anos.
O objetivo dos dois parceiros, segundo o texto, “é ajudar o mundo a dar um grande passo em direção ao transporte sustentável e neutro para o clima até 2050”. A joint venture irá desenvolver, produzir e comercializar sistemas de células de combustível para veículos pesados e outras aplicações.
Os testes em clientes de caminhões com células a combustível começam a ser realizado pelas duas marcas daqui há três anos. A meta é iniciar a produção em série durante a segunda metade desta década. Antes de chegar ao estágio atual, as duas empresas assinaram um acordo preliminar não vinculativo em abril do ano passado e um conatrato de joint venture em novembro.
Foto: Divulgação/Daimler
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027