Empresa

Stellantis começa a produzir motores turbo em Betim

Carlos Tavares, CEO mundial, inaugurou linha no primeiro dia de férias coletivas por falta de peças

A Stellantis escolheu Carlos Tavares, CEO global, para, simbolicamente, iniciar a produção dos motores GSE turbo na fábrica de Betim, MG, nesta quarta-feira, 10, dia também em que o complexo mineiro inicia período de férias coletivas de 10 dias para um turno de trabalho por falta de peças (LEIA AQUI )

Foi a primeira visita ao Brasil do executivo português depois da fusão mundial da FCA com a PSA em janeiro. Tavares, contudo, conhece bem o País e o mercado regional. Desde 2013, quando assumiu a montadora francesa, então sob risco de falência, visitou diversas vezes as operações do grupo na América do Sul para, de perto, acompanhar a implementação dos planos globais “Back to the Race” e “Push to Pass”.

Articulado por Tavares, os programas cortaram capacidades produtivas em vários mercados, reduziram quadros de funcionários das fábricas e eliminaram linhas de produtos, mas trouxeram de volta, em pouco tempo, a lucratividade e a capacidade de investimento, reviravolta que permitiu a aquisição da Opel em 2017 e facilitou a própria união com a FCA, anunciada no fim de 2019 e concretizada este ano.

Carlos Tavares

Tavares: inauguração e férias coletivas no mesmo dia.

Os novos motores chegarão às ruas brasileiras ainda em meados deste ano a bordo de vários veículos do grupo, dentre eles o primeiro SUV da Fiat e os Jeep Renegade e Compass. Mas a Stellantis foi uma das últimas montadoras a apostar nos turbos aqui — já quase uma obrigação para a competitividade comercial, mesmo em segmentos de entrada, e explorados pela concorrência largamente.

Ainda assim, a crise de mercado gerada pela pandemia provocou atraso de quase um ano no lançamento da tecnologia. Em 2019, a então FCA anunciou aporte de R$ 500 milhões para a construção da nova linha de motores em Betim e que entraria em operação em 2020 com capacidade produtiva inicial de 100 mil unidades anuais.

O então CEO mundial da FCA, Mike Manley, que nesta quarta-feira participou da cerimônia de inauguração como responsável da Stellantis nas Américas, revelou à época que um contrato com a matriz asseguraria a exportação de mais de 400 mil motores para a Europa até 2022, volume que envolveria os motores turbo de três cilindros 1.0 e de quatro cilindros 1.3, ambos com versões flex e a gasolina — e já fabricados pelo grupo na China e Polônia — e unidades das famílias Fire e Firefly.

LEIA MAIS

→ Fiat entra em férias coletivas por falta de componentes

→ Em aceleração, planta da Stellantis já fabricou 15 milhões de transmissões

A capacidade, assegura agora a Stellantis, foi mantida e começa a ser ocupada imediatamente com a versão de quatro cilindros. O valor investido até o momento, porém, é declarado em R$ 400 milhões, incluindo recursos de fornecedores. Os R$ 100 milhões restantes serão aplicados no transcorrer deste ano para o início de fabricação do três cilindros 1.0, afirma a empresa.

“A Stellantis abre uma nova era para nossa presença sustentável na América Latina e o início da produção desse motor GSE turbo de classe mundial é uma grande notícia para a economia brasileira”, limitou-se a afirmar Tavares em  nota oficial.

A nova planta de motores ocupa cerca de 12 mil m² e engloba linhas de usinagem de cabeçote e bloco de motor, além da linha de montagem. Para operá-la foram destacados 350 funcionários. Segundo a Stellantis, Betim agora é o maior centro de produção de conjunto mecânico da América Latina, com capacidade anual de 700 mil motores e 500 mil transmissões.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás