As vendas acumuladas de veículos em 2021 mostram o poderio que a Stellantis começou a exercer no mercado brasileiro já em seus dois primeiros meses de existência. Os números de 1º de janeiro até o fim da primeira quinzena de março colocam a montadora em larga vantagem sobre as concorrentes e sugerem um cenário há muito não visto mais, com uma empresa detendo perto de um terço nos negócios.

Dos 408 mil veículos vendidos no País neste período, Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram somaram mais de 119 mil licenciamentos, participação de 29,2%. A vantagem em números absolutos para a Volkswagen, segunda montadora que mais vendeu automóveis e comerciais leves nacionais e importados — 69,1 mil unidades, equivalentes a 16,9% —, já é de nada menos do que 50 mil veículos. E de 55 mil unidades para a Chevrolet, terceira colocada, que alcançou 64,1 mil licenciamentos, 15,7%.

 

Mesmo considerando os emplacamentos da Audi, também pertencente ao Grupo Volkswagen, o abismo muda muito pouco, cai para 48,7 mil veículos. Só a Fiat, com 85,2 mil licenciamentos, suplanta com tranquilidade a soma da dupla Volkswagen-Audi.

Das 30 marcas mais negociadas no Brasil, apenas 5 registram avanço no acumulado de 2021, cuja mercado recuou 16,5% em média . E quatro delas são da Stellantis. Ao lado da Fiat, que cresceu 22%, Jeep (+14,3%), Peugeot (+2,5%) e Ram (+18,3%), somente a Caoa Chevy (+2,5%) não integra o portfólio da Stellantis. A Citroën, com expressiva queda de 53,2%, é o contraponto da empresa.

O ranking de modelos mais negociados reforça para que lado os ventos bons têm soprado neste primeiro trimestre. Considerados os 50 primeiros automóveis e comerciais leves, apenas 16 têm números superiores ao de igual período do ano passado. Exatamente a metade pertence às marcas do grupo surgido da fusão global da FCA com a PSA, consolidada em janeiro.

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Com 24,1 mil licenciamentos, 70% a mais do que em igual período de 2020, a picape Fiat Strada já ameaça a liderança do Chevrolet Onix como veículo mais negociado no Brasil. E o hatch fabricado pela General Motors teve 25,7 mil emplacamentos até 15 de março,   um forte recuo de quase 42%.

São cinco modelos do grupo entre os 10 veículos mais vendidos. Além da picape, e dos Fiat Mobi, com 14,5 mil unidades (+24,6%), Toro, 14,1 mil licenciamentos e avanço de 12%, e Argo, com 13 mil — o único com queda de 6,4% —, aparece o Jeep Renegade, com 15,7 mil unidades e crescimento de 21%. Até o veteraníssimo Uno, já na 12ª colocação, com 6,8 mil unidades, deu um salto de 133% na comparação anual.


Foto: Divulgação

George Guimarães
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