Mercado

Na pandemia, consórcio ganha espaço no mercado de veículos

No segmento de motos, a modalidade ampliou fatia de 45,5% para 53,8%. Chegou a 44,7% no caso dos caminhões e 26,8% nos carros.

Aparticipação das potenciais vendas via consórcio no mercado de veículos cresceu em 2020, ano marcado pela retração dos negócios no setor automotivo por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Estudo realizado pela Abac, Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio, mostra evolução em todos os segmentos, com maior alta no de motocicletas.

O sistema de consórcio representou 53,8% dos emplacamentos de veículos duas rodas no ano passado, ante fatia de 45,5% em 2019, alta de 8,3 pontos porcentuais.  O levantamento contempla o período de janeiro a outubro, com base nos mais recentes dados divulgados pela Banco Central, mostrando 492,2 mil contemplações em 2020 ante as 489,7 do ano anterior, enquanto as vendas totais recuaram de 1,07 milhão para 945,4 mil.

No segmento de caminhões, a participação subiu de 37,9% para 44,7% – 6,8 pontos porcentuais de expansão. As contemplação subiram de 38,6 mil nos primeiros 10 meses de 2019 para 40,4 mil no mesmo período de 2020. No caso dos automóveis e comerciais leves a alta foi de 2,6 pontos porcentuais, de 24,2% para 26,8%, com as contemplações atingindo, respectivamente, 523,5 mil e 573,9 mil consorciados.

No caso das motos, o destaque ficou com a região Norte, onde as contemplações totalizaram 80,9% dos emplacamentos totais. l participação nas vendas no mercado interno na região Norte. O Nordeste ficou em segundo lugar com 69,7%, seguido pelo Centro-Oeste, com 46,6%. Na continuidade, estiveram o Sul (46) e Sudeste (35,3%).

Já no segmento dos caminhões a maior expansão se deu no Centro-Oeste, onde as vendas potenciais desse produto no mercado total chegou a 73,4%. O Norte ocupou a segunda colocação, com 46%, seguido de perto pelo Sul, com 45,5%. No que fiz respeito aos veículos leves, o Nordste mostrou o maior potencial de vendas via consórcio, com essa modalidade representando 34,8% de participação nos emplacamentos totais.

Apesar da atipicidade do ano passado em função das turbulências da pandemia, Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac, destaca que a maior procura por consórcio demonstra uma evolução do conhecimento do consumidor sobre a essência da educação financeira:  “Ao melhorar a gestão de suas finanças pessoais, ele, evita as compras por impulso e busca custos menores e prazos mais longos”.


 

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás