Mercado

Frota de caminhões é a mais sucateada de todas

Do total de 2,1 milhões de unidades, 27% têm mais de 16 anos e 56% entre 6 e 15 anos de uso

Com pequeno crescimento de 1,2% sobre 2019, a frota circulante de caminhões no País atingiu 2,1 milhões de unidades no ano passado, mantendo curva ascendente de um ano antes, quando houve alta de 2,3% sobre 2018. Essa expansão, no entanto, não garante a devida renovação da frota, que é a mais velha dentre todos os segmentos pesquisados pelo Sindipeças, responsável pelo levantamento.

Do total de caminhões em circulação, expressivos 27% superam os 16 anos de idade e 56% têm entre 6 e 15 anos de
uso. Apenas 17% podem ser considerados seminovos, com até 5 anos de rodagem pelas estradas brasileiras. No caso dos automóveis, que tem 38,1 milhões de unidades circulando, esses índices são de, respectivamente, 19%, 57% e 24%.

Com 5,6 milhões de veículos rodando em 2020, a frota de comerciais leves é a mais nova, com 30% na faixa de até 5 anos de uso, 63% entre 6 e 15 anos e apenas 7% com idade superior a 16 anos. No relatório publicado em seu site, o Sindipeças defende programa de renovação de frota, mesmo que abrangendo apenas caminhões em um primeiro momento.

LEIA MAIS

Frota circulante envelhece mais e atinge idade média de 10 anos

“A distribuição por faixa etária reforça a necessidade de modernização da frota, iniciando pelos veículos pesados”, destaca a entidade. Há discussões em curso de entidades setoriais e transportadores de carga com o governo federal para estruturar um programa de reciclagem veicular, “uma excelente iniciativa para avançar na redução da idade média dos veículos no País” na avaliação do sindicato que representa a indústria de autopeças no País.

O envelhecimento da frota também atinge os ônibus, mas em proporção menor do que o de caminhões. A frota, nesse caso, atingiu 389,0 mil unidades em 2020, exibindo redução de 0,5% em comparação a 2019, quando havia 391,0 mil em circulação

Do total em circulação, 19% dos ônibus apresentavam idade média ao redor de 5 anos, enquanto 61% se situava
entre 6 e 15 anos de uso. Outros 20% gozavam de uso superior a 16 anos, representando porcentual
menor quando comparado à mesma faixa para o caso dos caminhões. Segundo o Sindipeças, o programa do governo federal Caminhos da Escola tem sido importante aliado para produção e descentralização desses veículos.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás