Empresa

Anderson Suzuki ingressa na Great Wall na América do Sul

Executivo responderá pelo Planejamento de Produto também na América Central

 Anderson Suzuki, que coleciona longa passagem pelo setor automotivo brasileiro, acaba de assumir a Diretoria de Planejamento de Produto da montadora chinesa Great Wall para a América do Sul e Central.

Suzuki: relação direta com a matriz.

Sediado inicialmente em São Paulo, o executivo responderá diretamente à matriz da empresa localizada em Baoding, a cerca de 150 quilômetros da capital chinesa.

Maior fabricante privado de veículos da China e também produzindo em parceria com empresas como a BMW, a Great Wall ainda tem presença residual nos países latino-americanos e discretas em outros 60 mercados fora da China. Em 2020, negociou  em todo o mundo — a grande maioria na China — pouco mais de 1,1 milhão de veículos, sobretudo picapes e SUVs.

Há pouco mais de dois anos, a Great Wall conta com um importador na Argentina. Na Bolívia, tem diminuta linha de motagem CKD e seu maior mercado na América do Sul é o Chile, país de fronteiras abertas a veículos de todo o mundo.

Na primeira metade da década passada até ensaiou a construção de uma fábrica no Brasil e, posterioramente, encaminhou tratativas com o Grupo Caoa, que acabou fechando mesmo com outra chinesa, a Chery.

Já no ano passado, informações davam conta de que a marca estudava aportar por aqui com suas picapes e SUVs importados. A contratação de Suzuki, agora, pode sinalizar  que os estudos para a ampliação da empresa na região e, em especial no Brasil, continuam nos planos.

Suzuki, formado em administração pública e com pós-graduação em Vendas e Marketing no Tecnológico de Monterrey, México, trabalhou na operação brasileira da Toyota de 2014 a 2019. Tem ainda longeva carreira de 16 anos na Nissan, com experiências no México e Japão.

Suzuki seguirá como diretor de Comunicação  e Eventos da AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, posição ocupada desde 2017.


 

Foto: Reprodução

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás