Empresa

Anderson Suzuki ingressa na Great Wall na América do Sul

Executivo responderá pelo Planejamento de Produto também na América Central

 Anderson Suzuki, que coleciona longa passagem pelo setor automotivo brasileiro, acaba de assumir a Diretoria de Planejamento de Produto da montadora chinesa Great Wall para a América do Sul e Central.

Suzuki: relação direta com a matriz.

Sediado inicialmente em São Paulo, o executivo responderá diretamente à matriz da empresa localizada em Baoding, a cerca de 150 quilômetros da capital chinesa.

Maior fabricante privado de veículos da China e também produzindo em parceria com empresas como a BMW, a Great Wall ainda tem presença residual nos países latino-americanos e discretas em outros 60 mercados fora da China. Em 2020, negociou  em todo o mundo — a grande maioria na China — pouco mais de 1,1 milhão de veículos, sobretudo picapes e SUVs.

Há pouco mais de dois anos, a Great Wall conta com um importador na Argentina. Na Bolívia, tem diminuta linha de motagem CKD e seu maior mercado na América do Sul é o Chile, país de fronteiras abertas a veículos de todo o mundo.

Na primeira metade da década passada até ensaiou a construção de uma fábrica no Brasil e, posterioramente, encaminhou tratativas com o Grupo Caoa, que acabou fechando mesmo com outra chinesa, a Chery.

Já no ano passado, informações davam conta de que a marca estudava aportar por aqui com suas picapes e SUVs importados. A contratação de Suzuki, agora, pode sinalizar  que os estudos para a ampliação da empresa na região e, em especial no Brasil, continuam nos planos.

Suzuki, formado em administração pública e com pós-graduação em Vendas e Marketing no Tecnológico de Monterrey, México, trabalhou na operação brasileira da Toyota de 2014 a 2019. Tem ainda longeva carreira de 16 anos na Nissan, com experiências no México e Japão.

Suzuki seguirá como diretor de Comunicação  e Eventos da AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, posição ocupada desde 2017.


 

Foto: Reprodução

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás