Empresa vendeu 481 mil veículos no primeiro bimestre e ficou à frente da concorrente
AAcea, Associação Europeia dos Cosntrutores de Automóveis, apurou um fato histórico após os dois primeiros meses de 2021: a Volkswagen, depois de muitos anos, perdeu a liderança de vendas na soma dos trinta mercados da Europa acompanhados pela entidade.
O feito coube justamente à mais nova montadora global, a Stallantis, criada oficialmente há pouco mais de dois meses, com a fusão da PSA e FCA. Somando suas 14 marcas — nove delas europeias, como Fiat, Peugeot, Citroën, Opel e Vauxhall —, a empresa liderou as vendas totais de carros de passeio e comerciaisleves.
A Stellantis vendeu em janeiro e fevereiro quase 481 mil veículos, enquanto do Grupo VW, que reúne principalmente os produtos da própria Volkswagen, Audi, Skoda e Seat, foram entregues 452,4 mil unidades.
Se considerados somente os automóveis de passeio, porém, o conglomerado alemão permeceu à frente ao negociar 420 mil unidades ante 377 mil da concorrente, que tem participação destacada em comerciais leves sobretudo com modelos da Peugeot e Citroën.
Em 2020, o Grupo VW negociou pouco mais de 3,2 milhões na região, 6% acima dos 3 milhões que obtiveram as então PSA e FCA combinadas.
Se a vantagem para a segunda colocada na Europa ainda é proporcionalmente pequena, na América do Sul a Stellantis conquistou a ponta com larga margem em seus dois primeiros meses. No Brasil, o grande mercado da região, a empresa já domina perto de um terço nos negócios.
De janeiro até a primeira quinzena de março, dos 408 mil veículos vendidos no País, Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram somaram mais de 119 mil licenciamentos, 29,2%. A vantagem em números absolutos para o Grupo Volkswagen — que inclui produtos somente de Volkswagen e Audi — foi de 48,7 mil veículos. Assim, só a Fiat, com 85,2 mil licenciamentos, suplantou com tranquilidade a soma da dupla Volkswagen-Audi.
LEIA MAIS
→ Stellantis já domina quase um terço das vendas no Brasil
→Stellantis começa a produzir motores turbo em Betim
Foto: Divulgação
Novo local reúne estrutura e capacidade para certificar profissionais alinhados com os padrões globais de…
A francesa, por meio da Ampere, vai produzir carro derivado doTwingo para a japonesa, além…
Hatch de entrada registrou queda nas vendas de 23% no primeiro bimestre
Conversível compacto tem motor 2.0 com tecnologia TwinPower Turbo de 204 cv
Montadora informa que produção foi acelerada nos últimos meses para garantir abastecimento da rede
Sistema da Huawei de 1,5 MW pode carregar caminhões em menos de 30 minutos