Com 38.039 veículos emplacados em março e participação de 21,5%, a Fiat se mantém firme na liderança do mercado brasileiro. No acumulado do primeiro trimestre, a marca licenciou 102.127 unidades, dominando 20,6% das vendas totais de automóveis e comerciais leves.
Apesar de a diferença ser de poucas unidades, a picape Fiat Strada ultrapassou o Chevrolet Onix em volume no acumulado do ano, assumindo o topo do ranking por modelo no País. Foram comercializadas, respectivamente, 28.869 e 28.758 unidades no primeiro trimestre. Na sequência vêm o Hyundai HB20 (23.666), Jeep Renegade (19.111) e Onix Plus (19.090).
No ranking por marca, a Volkswagen é a vice-líder em março e também no acumulado dos três primeiros meses, com 32.881 unidades vendida no mês — participação de 18,6% — e 86.701 no ano (17,4%). A GM, que encerrou 2020 na liderança, aparece em terceiro lugar nos dois casos. A marca estadunidense emplacou 23.241 veículos em março (fatia de 13,1%) e 74.816 (15%) no ano.
A Hyundai é a quarta colocada no mês e no ano, enquanto Jeep e Toyota disputam acirradamente o quinto lugar. A marca japonesa teve melhor posição em março, mas no acumulado do trimestre a Jeep posicionou-se entre as cinco marcas mais vendidas, com 33.999 emplacamentos e fatia de 6,8%. A Toyota vendeu 33.145 unidades no período, penetração de 6,7%.
A Stellantis, novo conglomerado automotivo que reúne Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën dentre as suas principais marcas, é a grande vedete atualmente do mercado brasileiro. Suas vendas atingiram 144.476 veículos de um total de 497.879 comercializados no primeiro trimestre, o que lhe garantiu participação de 29%.
LEIA MAIS
→Hyundai HB20 supera o Chevrolet Onix em março
→Venda de veículos reage em março, mas recua no trimestre
→Stellantis tem 200 vagas para estagiários em 2021
Em março, o grupo vendeu 52.775 de 177.228 unidades, respondendo por 29,8%, ou quase 1/3 das vendas totais de veículos no País. Dos dez automóveis e comerciais leves mais licenciados no primeiro trimestre, cinco foram da Stellantis. Além da Strada, em primeiro, e do Jeep Renegade, em quarto, a empresa também emplacou os Fiat Toro, Mobi e Argo nessa seleta lista, respectivamente nas sétima, oitava e nona posições.
Foto: Divulgação/Fiat
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024