Produto

Citroën revela o C5 X, seu novo topo de linha

Crossover será lançado na Europa no segundo semestre com versões a gasolina e híbrida

A Citroën apresentou mundialmente nesta segunda-feira, 12, o C5 X, um crossover que mistura aspectos de station wagon, sedã e até SUV, com amplo espaço no porta-malas, perfil alongado e frontal volumoso. Inovador no estilo, será o topo da marca no mercado europeu, onde chegará, a partir do segundo semestre, com motores a gasolina e híbrido recarregável.

Na dianteira e traseira prevalece a assinatura luminosa em V da marca e que foi  inaugurada com o Novo C4. Mas boa parte de suas linhas foram antecipadas pelo carro-conceito CXperience, exibido no Salão do Automóvel de Paris, já no distante 2016.

São 2.785 mm de entre-eixos, 4.805 mm de comprimento, 1.865 mm de largura e 1.485 mm de altura, dimensões que, segundo  a Ctiroën, posicionam o C5 X no centro do segmento D. O porta-malas, cuja tampa é eletrica e tem função “mãos-livres”, pode acomodar 545 litros, mas com o banco traseiro rebatido ficam disponíveis até 1.640 l.

 

Por dentro, o modelo fabricado sobre a mais que conhecida plataforma EMP2, mantém o esmero de estilopelo qual a marca vem se caracterizando há anos. Chamam a atenção no painel, o quadro de instrumentos digital e uma grande central multimídia de 12 polegadas, além da ausência da alavanca de marchas e do head up display.

As versões híbridas combinam um motor a combustão 1.6 turbo com outro elétrico, que atua sozinho até 135 km/h e tem autonomia de 50 quilômetros. Em conjunto, eles desenvolvem 225 cavalos de potência. O C5 X estreia a suspensão ativa batizada de Citroën Advanced Comfort, com três configurações de ajustes e que, afirma a marca da Stellantis, reforça a impressão dos ocupantes de viajarem “a bordo de um tapete voador”.

LEIA MAIS

→ Citroën lança série C4 Cactus Rip Curl

São vários os sistemas que colocam o modelo  no nível 2 de condução semiautônoma. Batizado de Highway Driver Assist,  pacote tecnológico engloba regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go e assistência de permanência na faixa.

O motorista conta ainda com sensores de ponto cego de longo alcance, de trânsito cruzado na traseira, câmeras  360 graus e sistema de acesso e partida, que trava e destrava automaticamente as portas quando o condutor se aproxima ou se afasta do veículo.


Fotos: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás