Na estrutura que chama da Serviços 4.0, a Mercedes-Benz ampliou o portfólio de ofertas com a inclusão de novas ferramentas baseadas na conectividade. Uma parceria com Sascar, tradicional empresa fornecedora de soluções de monitoramento de veículos do grupo Michelin, promoveu o desenvolvimento do Fleetboard powered by Sascar, opção que combina o sistema de telemetria da fabricante com o programa de gestão de risco para caminhões e carga.
O módulo de conexão do Fleetboard já sai de fábrica nos caminhões e ônibus da Mercedes-Benz. De acordo com a Mercedes-Benz, a frota beneficiada pelo serviço de telemetria é de pouco mais de 1,2 mil caminhões. Se ativado, o transportador garante uma ferramenta de controle de frota, do rastreamento do veículo aos indicadores de desempenho do motorista. Com a opção da nova funcionalidade, o sistema agrega segurança. Na prática, o gestor deixa de precisar instalar equipamentos, programas e empresas dedicadas para cada necessidade.
Os argumentos são convincentes para atrair o transportador. A Sascar monitora mais de 200 mil anuais e, dos eventuais roubos de carga e veículo, o índice de recuperação alcança 80%. “Agregamos segurança e experiência no Fleetboard, ferramenta que já permite economia de 18% nos custos operacionais, com objetivo prioritário de gerar valor e rentabilidade ao cliente”, resume Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços da Mercedes-Benz.
A nova modalidade de prestação de serviço, por enquanto, está disponível somente para a linha de caminhões extrapesados da marca, mas a fabricante adianta que será estendida para o restante do portfólio em breve. A oferta começou em março na rede de concessionárias e já conquistou a STP Log, empresa de logística de Goiânia (GO) em contrato que deve alcançar 100 caminhões Actros.
Por outra frente, em conjunto com o Banco Mercedes-Benz, a companhia passa a oferecer contratos de garantia estendida para os caminhões da marca. São planos de 12 ou 24 meses que aumentam a garantia total do veículo para até quatro anos, a depender do modelo. O transportador pode optar pelo Mercedes-Benz Extended, para cobertura de itens básicos de peças do trem de força, ou Mercedes-Benz Extended Plus, que soma componentes dos sistemas elétrico, de freio e de alimentação.
A empresa entende ser uma solução vantajosa para todos os atores do transporte, pois permite preservar o caminhão em boas condições. A cobertura garante os serviços na rede de concessionárias e com peças originais, além de suporte de atendimento 24 horas.
“Isso resulta em mais tranquilidade e segurança para o cliente, que contará com seu veículo sempre novo e bem-cuidado, gerando produtividade e rentabilidade, além de um bom valor de revenda”, resume Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
A garantia estendida, sem franquias ou limite de quilometragem, pode ser adquirida no ato da compra do caminhão ou em até 30 dias antes do vencimento da garantia de fábrica.
LEIA MAIS
→Mercedes-Benz e Speedbird em parceria para entregas por drones
→Mercedes-Benz inicia o ano com 1 mil novos contratos de trabalho
→Mercedes-Benz Actros protagoniza abertura de colheita do Grupo Risa
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação
- Volvo leva a melhor no mercado de caminhões acima de 16 toneladas - 19 de novembro de 2024
- Sergomel coroa crescimento com estreia na Fenatran - 13 de novembro de 2024
- Cummins materializa o compromisso com a descarbonização - 11 de novembro de 2024