Parceria com a Sascar inclui opção de gestão de risco no sistema de telemetria Fleetboard da fabricante; marca também lança garantia estendida.
Na estrutura que chama da Serviços 4.0, a Mercedes-Benz ampliou o portfólio de ofertas com a inclusão de novas ferramentas baseadas na conectividade. Uma parceria com Sascar, tradicional empresa fornecedora de soluções de monitoramento de veículos do grupo Michelin, promoveu o desenvolvimento do Fleetboard powered by Sascar, opção que combina o sistema de telemetria da fabricante com o programa de gestão de risco para caminhões e carga.
O módulo de conexão do Fleetboard já sai de fábrica nos caminhões e ônibus da Mercedes-Benz. De acordo com a Mercedes-Benz, a frota beneficiada pelo serviço de telemetria é de pouco mais de 1,2 mil caminhões. Se ativado, o transportador garante uma ferramenta de controle de frota, do rastreamento do veículo aos indicadores de desempenho do motorista. Com a opção da nova funcionalidade, o sistema agrega segurança. Na prática, o gestor deixa de precisar instalar equipamentos, programas e empresas dedicadas para cada necessidade.
Os argumentos são convincentes para atrair o transportador. A Sascar monitora mais de 200 mil anuais e, dos eventuais roubos de carga e veículo, o índice de recuperação alcança 80%. “Agregamos segurança e experiência no Fleetboard, ferramenta que já permite economia de 18% nos custos operacionais, com objetivo prioritário de gerar valor e rentabilidade ao cliente”, resume Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços da Mercedes-Benz.
A nova modalidade de prestação de serviço, por enquanto, está disponível somente para a linha de caminhões extrapesados da marca, mas a fabricante adianta que será estendida para o restante do portfólio em breve. A oferta começou em março na rede de concessionárias e já conquistou a STP Log, empresa de logística de Goiânia (GO) em contrato que deve alcançar 100 caminhões Actros.
Por outra frente, em conjunto com o Banco Mercedes-Benz, a companhia passa a oferecer contratos de garantia estendida para os caminhões da marca. São planos de 12 ou 24 meses que aumentam a garantia total do veículo para até quatro anos, a depender do modelo. O transportador pode optar pelo Mercedes-Benz Extended, para cobertura de itens básicos de peças do trem de força, ou Mercedes-Benz Extended Plus, que soma componentes dos sistemas elétrico, de freio e de alimentação.
A empresa entende ser uma solução vantajosa para todos os atores do transporte, pois permite preservar o caminhão em boas condições. A cobertura garante os serviços na rede de concessionárias e com peças originais, além de suporte de atendimento 24 horas.
“Isso resulta em mais tranquilidade e segurança para o cliente, que contará com seu veículo sempre novo e bem-cuidado, gerando produtividade e rentabilidade, além de um bom valor de revenda”, resume Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
A garantia estendida, sem franquias ou limite de quilometragem, pode ser adquirida no ato da compra do caminhão ou em até 30 dias antes do vencimento da garantia de fábrica.
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Foto: Mercedes-Benz/Divulgação
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