Empresa

Mercedes-Benz Uptime estreita conexão entre veículo, concessionárias e fábrica

Recurso suportado por inteligência artificial já beneficia mais de 1 mil caminhões e acelera processo de instalação de torres de controle na rede

A arquitetura eletrônica da nova geração do Actros, lançado no País na Fenatran de 2019, trouxe no pacote a digitalização e a conectividade como ferramentas para ganhos operacionais. O Mercedes-Benz Uptime foi um deles, recurso que permite acompanhamento integral do veículo seja pela fábrica, rede e transportador.

Baseado na inteligência de dados e em conjunto com a conectividade, o Mercedes-Benz Uptime eleva a régua na gestão de frotas. A leitura permanente dos sistemas do veículo permite identificar necessidades de manutenções preditivas e preventivas, evitando paradas indevidas na operação.

Os alertas enviados ao motorista e ao gestor determinam o prazo no qual o caminhão precisa visitar a oficina, que ajuda na tomada de decisão, e ainda, a depender do caso aviso de revisões com até duas semanas de antecedência. Pelo programa também o gestor agenda com a concessionária a entrada do veículo, preparando a casa com as eventuais peças.

“A solução conecta todos os elos do transporte e proporciona mais disponibilidade e rentabilidade. Contribui com o resultado do negócio no fim do mês”, observa Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz.

Desde que começou a ser ofertado, o Mercedes-Benz Uptime beneficia mais de 1 mil Actros da nova geração, ainda o único do portfólio que permite a ativação do serviço, em 725 clientes. A frota impulsiona programa que prepara a rede para também se conectar ao veículo com a instalação de torres de controle. Atualmente, além da central localizada na unidade de Campinas da fabricante, 17 concessionárias já integram o chamado projeto Conectados, beneficiando 350 transportadores com uma gestão compartilhada.

De acordo com a Mercedes-Benz, 150 concessionários aderiram ao programa. “A estimativa é de que 50% dos 185 pontos da rede tenham seus centros de controle até o fim de 2021.”

Na seara digital ainda a Mercedes-Benz prepara lançamento de dois aplicativos voltados inteiramente para o motorista, o Liga na Estrada e o Jornada da Estrada. O primeiro, com envio de sugestões de aprimoramento de direção, permite criar um campeonato entre motorista, no qual estabelece ranking a partir do desempenho na condução.

Já o segundo, integrado ao sistema de telemetria Fleetboard, ajuda no controle do dia a dia do motorista, por exemplo, o tempo de direção versus o de descanso. Os lançamentos estão previstos para o segundo trimestre de 2021.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz avança com a digitalização no transporte


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás