Projetada no Centro Tecnológico brasileiro, nova família Acteon tem versões 4 e 6 cilindros
Em tempos de busca contínua por tecnologias que reduzam danos ao meio ambiente, a MWM anuncia o desenvolvimento no Brasil de motores a gás destinados ao segmento veicular. São produtos da família Acteon, versões 4 e 6 cilindros, de 4.8 e 7.2 litros respectivamente, desenvolvidos 100% pela engenharia brasileira.
Com essa iniciativa, a MWM se torna pioneira na produção de propulsores a gás natural completos de fábrica no País. O gás natural, segundo a fabricante de motores e geradores, permite redução significativa de emissões de partículas e gases poluentes, podendo ser uma alternativa ao uso do diesel em operações próximas à rede de distribuição do combustível, como em grandes centros urbanos.
“Quando necessário, demanda a utilização de sistemas de pós-tratamento simplificados e com menor custo de manutenção, uma outra vantagem da tecnologia”, garante a empresa, destacando que os novos produtos têm desempenho similar ao do motor diesel, com os benefícios do gás natural.
LEIA MAIS
→MWM cria linha exclusiva para produzir motores MAN
O desenvolvimento dos propulsores a gás foi liderado pela engenharia brasileira no Centro Tecnológico da MWM (foto acima), em processo que envolveu a definição dos componentes do sistema de injeção, cabeçote de cilindros, câmara e tecnologia de pistão e anéis, turbocompressores, otimização de combustão, calibração de motor e veículo, além de todos os testes de durabilidade.
Cristian Malevic, diretor da Unidade de Motores e Geradores da MWM, comenta que a empresa está ampliando o seu portfólio com propulsores que têm excelente densidade de potência e custos de operação atrativos.
“Um produto produzido localmente e com garantia total de fábrica. Menores custos de manutenção e maior disponibilidade do equipamento são garantidos pela similaridade com os motores diesel e pela forte Rede de Peças e Serviços MWM, formada por mais de 500 pontos no Brasil”, complementa o executivo.
De acordo com José Eduardo Luzzi, presidente & CEO da MWM Motores e Geradores, a empresa tem o compromisso de ofertar aos clientes o melhor em qualidade, confiabilidade, tecnologia e robustez. “Os motores a gás da marca foram desenvolvidos com tecnologia de ponta, produzidos no Brasil com alto índice de localização, sendo uma solução competitiva tanto para o mercado nacional quanto para as exportações”, conclui Luzzi.
Foto: Divulgação/MWM
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.