Produto

Com novidades estéticas e técnicas, nova Toro será lançada no dia 22

Linha 2022 da picape Fiat estreará motor 1.3 flex turbo no Brasil

Em time que está ganhando não se mexe. A Fiat parece discorda dessa máxima futebolística e vai mexer, sim, em um veículo que só colecionou vitórias desde que chegou às ruas, há cinco anos. A marca italiana da Stellantis confirmou o lançamento da linha 2022 da Toro para o próximo dia 22.

Mais do que a mera mudança do ano-modelo, a picape será rejuvenescida na dianteira, que, como antecipa a silhueta divulgada pela empresa, adotará o novo logotipo Fiat e ganhará alterações nos faróis e para-choque. Por dentro, mudarão vários detalhes do painel e, sobretudo, a central multimídia, maior do que a atual e disposta verticalmente, um solução já adotada nas picapes importadas Ram, outra marca do grupo.

O modelo também evoluirá em tecnologias embarcadas, deve adotar controle de velocidade adaptativo e led nos faróis das versões superiores, dentre outros recursos que começam a aparecer com mais frequência em veículos nacionais — mesmo picapes — com preços acima dos R$ 100 mil, caso do utilitário da Fiat.

Mas a Toro 2022 terá uma novidade ainda mais relevante: será o primeiro veículo da Stellantis a dispor do novo motor flex 1.3 turbo de 185 cavalos. Fabricado em Betim, MG, será adotado em vários outros veículos das demais marcas do grupo. O segundo beneficiado já está confirmado e estará à venda logo a seguir, em maio: o Jeep Compass, produzido em Goiana, PE, assim como a Toro.

Com esse pacote de atrações estéticas, tecnológicas e técnicas, a Fiat quer garantir a folgada dianteira que a Toro vem mantendo no segmento, e ampliando ano após ano. Apesar da divulgação da reformulação da linha, no primeiro trimestre foram emplacadas 17,6 mil unidades, 37,6% do total de picapes grandes vendidas, de acordo com a Fenabrave.

LEIA MAIS

→ Das marcas mais vendidas, só Fiat, Jeep e Hyundai crescem

→ Com Strada em primeiro lugar, Fiat consolida liderança no ano

É a maior participação da Toro no período e muito à frente do recorde de 31,6% obtido em 2017, primeiro ano completo da Toro no mercado, um patamar mantido em 2019 e 2020.

O poderio da Toro pode ser mensurado também pelas vendas acumuladas desde o seu lançamento: cerca de 288 mil unidades. Nos mesmos cinco anos, o segmento, que reúne outros nove modelos, atingiu 955 mil emplacamentos.

Na prática, portanto, três de cada dez picapes grandes vendidas no Brasil desde 2016 foram Toro.  O modelo é o segundo  comercial leve  mais vendido no mercado interno desde então. Só não ultrapassou a Strada, picape menor, mas também da Fiat, que absolutamente não reclama da ordem da dobradinha.


Foto: Divulgação

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás