Produto

“bZ4X” dá a largada na família de elétricos da Toyota

SUV é o primeiro de sete modelos que estarão em vários mercados até 2025

Ferrenha defensora de veículos híbridos desde que lançou o Prius em 1997 e com tímida presença ainda entre os elétricos puros, a Toyota resolveu entrar de forma mais contundente na disputa global pelos BEVs, veículos elétricos movidos a baterias.

Nesta segunda-feira, 19, a montadora apresentou no Salão de Xangai, China, ainda que como conceito, seu primeiro SUV totalmente elétrico e que chegará aos mercados asiáticos e europeus, além de outros polos mais desenvolvidos, já no ano que vem.

Com o nome bZ 4X, ele foi desenvolvido em parceria com a Subaru sobre a nova plataforma e-TNGA, dedicada exclusivamente a  elétricos, e tem proposta de utilização e porte semelhantes ao do conhecido híbrido Rav-4. O estilo da carroceria guarda também traços aproximados dos atuais crossovers e  SUVs da Lexus, divisão de luxo da Toyota.

A montadora não desvendou todos os detalhes técnicos do carro que deve ser fabricado inicialmente no Japão e China e de onde será exportado. Antecipou alguns deles, como opção de tração nas quatro rodas, a utilização de motores nos eixos dianteiro e traseiro,  sistema regenerativo de energia e até recarga de bateria baseada em energia solar.

No interior, o futuro SUV exibe ousados passos da marca que sempre primou pelo conservadorismo de formas e soluções. O quadro de instrumentos, por exemplo, fica acima do volante e fica, portanto, em um campo aberto. O volante é muito próximo de um manche de avião na forma e na tecnologia, batizada de steer-by-wire, que adota impulsos elétricos para direcionamento das rodas.

Mais do que desvendar um produto, a Toyota explicita no salão chinês — que abrirá as portas ao público na quarta-feira, 21 —  sua disposição de avançar rápido com as tecnologias elétricas, até como maneira de alcançar a prometida neutralidade em carbono de suas operações e produtos em 2025.

LEIA MAIS

→ Toyota Corolla Cross é candidato ao topo da marca e do segmento

→ Kinto Share, da Toyota, atinge 20 mil usuários

Até 2025, a empresa pretende ter 70 veículos eletrificados. Quinze deles totalmente elétricos, sendo sete da família bZ, sigla em inglês para beyond zero — em português, além do zero —, em uma referência ao nível de emissões. Flexível, a e-TNGA pode ser aplicada em modelos de diferentes tamanhos e segmentos e deve ser a base da maioria, se não da totalidade.

A empresa diz, contudo, que seguirá trabalhando em várias frentes. Além dos híbridos e BEVs, vê demanda por híbridos plug-in (PHEVs) e a células de combustível, os chamados FCEVs, como o próprio Toyota Mirai, já em em sua segunda geração.

A adoção de uma ou outra tecnologia dependerá de fatores diversos, como infraestrutura de abastecimento e recarga, perfil e poder de compra de cada mercado e região e oferta de energia limpa, por exemplo.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás