Produto

Volvo e SSAB se unem em prol do aço livre de combustíveis fósseis

Os primeiros caminhões-conceito devem ser desenvolvidos ainda este ano

A Volvo e SSAB iniciaram parceria para a produção dos primeiros veículos do mundo com aço livre de combustíveis fósseis. Ambas assinaram acordo de colaboração em pesquisa, desenvolvimento e fabricação em série de caminhões e máquinas com o novo material, que usa hidrogênio em sua composição.

Os primeiros veículos-conceito devem ser apresentados já neste ano na Europa e a produção em série em menor escala será iniciada em 2022. As duas empresas também trabalharão juntas para otimizar o uso de aço nos produtos da Volvo em relação ao peso e qualidade.

“Estamos determinados a ser uma empresa neutra para o clima até 2050, alinhado ao Acordo de Paris”, comentou Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo, ao revelar a parceria. “Além de oferecer veículos e máquinas  livres de emissões quando em operação, também revisaremos os materiais, como aço, usados em nossos produtos e, gradualmente, mudaremos para alternativas livres de combustíveis fósseis. Este é um passo importante no caminho para transportes totalmente neutros para o clima”.

LEIA MAIS

SSAB mostra benefícios do uso de aços de alta resistência  na M&T

Células de combustível: Daimler e Volvo concluem joint-venture.

De acordo com Martin Lindqvist, presidente e CEO da SSAB, a iniciativa representa um salto gigante em direção a uma cadeia de valor totalmente livre de combustíveis fósseis até o cliente final: “Vamos trabalhar junto com nossos clientes para reduzir seu impacto climático e, ao mesmo tempo, fortalecer sua competitividade. Vemos uma nova revolução verde emergindo”.

Segundo a siderúrgica, o desenvolvimento de uma cadeia de valor livre de combustível fóssil, da mina aos
produtos de aço acabados, ocorrerá no âmbito da iniciativa Hybrid, que a empresa vem impulsionando junto à LKAB e Vattenfall desde 2016.

Uma planta piloto está em funcionamento desde agosto de 2020 e em breve começará a produzir volumes menores de ferro esponjoso usando hidrogênio. Este material será usado para fazer o aço a ser utilizado na parceria com a Volvo e que terá oferta em escala comercial a partir de 2026.


Foto: Divulgação/SSAB

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás

Ford amplia produção da Ranger para 70 mil unidades em 2025

Diante do sucesso do modelo no Brasil e outros mercados, oferta da fábrica de Pacheco…

% dias atrás

Compacto da Fiat atinge produção de 600 mil unidades

Produzido em Betim há oito anos, Mobi já vendeu meio milhão de unidades no Brasil

% dias atrás