Enquanto duas de suas principais concorrentes, Fiat Toro e a Ford Ranger, ganharam participação de mercado no primeiro trimestre deste ano, a Chevrolet S10 viu suas vendas reduzidas em 4%, de 5.765 unidades para 5.531 no comparativo interanual.
Sua fatia no segmento de picapes grandes, segundo dados da Fenabrave, baixou de 13,2% para 11,8%, com a S10 perdendo a terceira posição para a Ranger, que teve participação ampliada de 10,4% para 12% – 5.619 emplacamentos no trimestre. A Toro consolidou-se na liderança, com 17.565 licenciamentos ou 37,1% das vendas no segmento. A Toyota Hilux se mantém no segundo lugar, com 9.197 unidades comercializadas (19,7%).
LEIA MAIS
→Trabalhadores da GM de SJC receberão PLR de R$ 14 mil
→GM alerta para o risco de o País não receber novos investimentos
→GM concede férias coletivas em Gravataí por falta de componentes
Com a chegada da linha 2022, a General Motors promete acelerar a produção da S10 para ampliar sua oferta no mercado interno. Assim como a fábrica de Gravataí, RS, que paralisou atividades no mês passado e só volta a operar em junho, a de São José dos Campos, SP, onde é produzida a S10, também vem enfrentando problemas com falta de peças, principalmente semicondutores, mas em menor escala.
A fábrica do interior paulista reduziu suas operações de dois para um turno no dia 8 de março, medida programada para vigorar por dois meses. Isso significa que o segundo turno deve voltar ainda na primeira quinzena de maio, com aceleração da produção a partir da segunda metade do mês, como promete a GM em material divulgado na quarta-feira, 21.
Para movimentar o mercado da sua picape, a GM lança uma inédita campanha para destacar o novo momento do produto, que coincide com a chegada da linha 2022 e o plano de retomada da produção em ritmo acelerado. O intuito, segundo a montadora, é poder atender a forte demanda pela picape, que tem uma longa relação com o agronegócio, o setor que mais prospera no país.
A campanha ressalta que os desafios que a sociedade enfrenta não são menores para o agronegócio. Tudo isso a partir da perspectiva de que só quem produziu mais de 1 milhão de picapes em 25 anos conhece muito bem o trabalho no campo. A campanha “Feita Pra Quem Faz” da Nova Chevrolet S10 ganha mais um capítulo, chamado de “Juntos na Mesma Direção” e, dessa vez, para trazer uma mensagem de apoio e solidariedade.
“Existe uma forte demanda pela nova Chevrolet S10, principalmente pelas versões mais equipadas, que hoje superam mais da metade das vendas. Isso mostra que, além de confiabilidade, robustez e potência, o consumidor de picapes está buscando o mais alto nível de segurança e conectividade”, explica Rodrigo Fioco, diretor de marketing de produto da GM.
A S10 está disponível em três opções de carroceria (cabine dupla, cabine simples e chassis cab), cinco níveis de acabamento (LS, Advantage, LT, LTZ e High Country), duas opções de motorização (2.5 Flex e 2.8 Turbo Diesel), assim como duas opções de transmissão (MT6 e AT6) e tração (4×2 e 4×4).
Dentre as novidades da linha 2022, a montadora destaca as rodas com novo design para a versão LTZ, a mais vendida da gama. Assim como a S10, o Trailblazer está chegando às concessionárias como linha 2022 na versão topo de linha Premier 2.8TD AT6.
Foto: Divulgação/GM