Produto

ID.4 GTX é o primeiro esportivo elétrico da Volkswagen

Crossover com dois motores será vendido na Europa por € 50 mil

Com direito a  apresentação mundial virtual cheia de efeitos especiais e ciceroneada por ninguém menos do que Ralf Brandstätter, CEO da montadora, a Volkswagen apresentou esta semana seu primeiro carro elétrico esportivo. Em um hangar em Berlim, Alemanha, o ID.4 GTX foi exibido pela primeira vez, meses antes de começar a ser vendido na Europa.

A Volkswagem planeja que as primeiras unidades do novo modelo chegue às ruas no transcorrer do segundo semestre com preços a partir de € 50,4 mil, valor que poderá ser reduzido por subsídios governamentais de até € 7, 5 mil.

O ID.4 GTX  dispõe de um motor no eixo dianteiro e um segundo no eixo traseiro. Conjuntamente, desenvolvem 299 cavalos de potência. A versão esportiva do ID.4, crossover que começou a ser  fabricado em agosto do ano passado apenas com tração traseira, é a primeira opção da família de elétricos ID a oferecer força motriz nas quatro rodas.

Para demonstrar a eficiência  da tração integral com controle inteligente, durante sua apresentação o carro subiu uma rampa — que também também serviu de tela gigante de 525 m² com imagens em 3D — com 37,5% de inclinação.

O GTX tem velocidade máxima limitada eletronicamente a 160 km/h e acelera da imobilidade a 100 km/h  em 6,2 segundos. A autonomia com uma carga de bateria gira em torno de 480 km.

LEIA MAIS

→ Volkswagen Nivus chega até o fim do ano na Europa com o nome Taigo

→ Grupo Volkswagen traça roteiro para mobilidade elétrica

Os brasileiros devem  ficar atentos às novidades da família ID. A Volkswagen pretende produzir perto de 1 milhão de carros elétricos até 2025 e vendê-los em quase todos os mercados. Para o Brasil, Pablo Di Si, CEO da empresa na América Latina, prometeu lançar, além dos híbridos, modelos elétricos aqui nos próximos anos.

O primeiro e mais barato Volkswagen elétrico já à venda na Europa, o ID .3, é um compacto e teria dificuldade de concorrer aqui com veículos nacionais, em função dos preço naturalmente muito mais elevado. Pelo porte e segmento, assim, o ID.4 surge como o mais forte candidato para abrir a era elétrica da Volkswagen no Brasil.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Com Titano e outra picape, Stellantis fará da Argentina hub de exportação

Montadora assegura que novos projetos não terão impacto na produção de picapes no Brasil

% dias atrás

Em fase final de avaliação, e-Volksbus já circula pelas ruas de São Paulo

A operação foi iniciada com a Transpass e outras três empresas receberão o modelo da…

% dias atrás

Nissan Motor define plano de recuperação

Re:Nissan prevê redução de 20 mil postos de trabalho e corte de 500 bilhões de…

% dias atrás

Autopeças programam sete eventos no exterior este ano

Sindipeças e ApexBrasil renovam parceria e divulgam calendário de 2025 e 2026

% dias atrás

Em reunião com Lula, GWM confirma 800 empregos diretos ainda este ano

O chairman Jack Wey convida o Presidente da República a prestigiar inauguração da fábrica de…

% dias atrás

GAC aumenta investimentos e confirma produção de três veículos em Goiás

Montadora chinesa estaria negociando produção na fábrica da HPE em Catalão

% dias atrás