Empresa

VW define novas metas rumo à emissão zero

Uma das metas é reduzir em 40% as emissões de CO2 por veículo na Europa até 2030

A Volkswagen realizou nesta quinta-feira, 29, sua primeira Convenção Way to Zero (Caminho para Zero), definindo 2050 como a data referência para a companhia tornar-se neutra em carbono. A fabricante também estabeleceu a meta de obter 40% de redução nas emissões de CO2 por veículo na Europa até 2030, um índice maior do que havia programado há 3 anos, que era de 30%. Isso representará uma redução, por carro, de 17 toneladas de dióxido de carbono em média.

No que diz respeito à aceleração da transição para a mobilidade elétrica, o objetivo da companhia é tornar-se neutra em carbono tanto na área produtiva, incluindo a cadeia de fornecedores, como nos produtos. Isso se soma à reciclagem sistemática das baterias de alta voltagem de veículos elétricos antigos.

“A Volkswagen defende a mobilidade elétrica para todos. Estabelecemos isso no Way To Zero e estamos consistentemente colocando o meio-ambiente no foco de todas as nossas atividades”, disse Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen durante a convenção.

O executivo garantiu ainda que a empresa adotando um enfoque holístico para a descarbonização, que começa na produção e segue por toda a vida útil até a reciclagem: “Somos os primeiros fabricantes de carros a apoiar a expansão das energias renováveis para uma escala industrial.”

Lembrando que um fator-chave para alcançar a mobilidade elétrica neutra em carbono é poder carregar os veículos consistentemente com energia gerada por fontes renováveis, a Volkswagen informou que já oferece aos seus clientes eletricidade verde para carga em domicílio (VW Naturstrom) e na estrada (nas estações de carga Ioinity, por exemplo).

LEIA MAIS

Grupo Volkswagen traça roteiro para mobilidade elétrica

Volkswagen inicia produção do Taos na Argentina

Dentre outras iniciativas, a Volkswagen diz ser a primeira fabricante de carros a apoiar diretamente a expansão da energia renovável em grande escala. Contratos para os primeiros projetos já foram assinados com a empresa energética RWE. Na Alemanha, a montadora está apoiando a construção de uma usina solar com capacidade total de 170 milhões de kW/h por ano.

O plano é que todos os projetos reunidos possam gerar cerca de 7 terawatts-hora de eletricidade verde a mais até 2025. O total da eletricidade renovável entrando na grade de fornecimento aumentará paralelamente ao número de veículos ID. Dessa forma, a Volkswagen está melhorando a pegada climática da família ID. e criando a base para a utilização de sua frota elétrica neutra em carbono.

Com a Convenção Way to Zero, a Volkswagen quer incentivar um diálogo aberto com o governo, a indústria e a sociedade. O evento com duração de um dia, realizado de forma totalmente digital devido à pandemia do coronavírus, teve a participação de mais de 20 palestrantes de partidos políticos, ONGs, instituições científicas e outras empresas, juntamente com representantes da Volkswagen.


Foto: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás