Mercado

Média diária de venda de veículos leves cresce em abril

Alta foi de 6,7% sobre março e de 221% em relação ao mesmo mês de 2020. No quadrimestre, expansão de 13,7%.

Com 164 mil emplacamentos de automóveis e comerciais leves, o mercado automotivo fechou abril com queda de 7% sobre as 177,1 mil unidades comercializadas em março, porém com expressivo crescimento de 220% em relação a abril do ano passado (51,4 mil veículos), quando as vendas no País praticamente paralisaram por causa das medidas de isolamento social impostas pela chegada da pandemia.

Apesar da retração em números absolutos no comparativo mensal, as vendas médias diárias apresentaram alta de 6,7%, passando de 7.712 unidades em março para 8.232 em abril. Com relação ao mesmo mês de 2020 (2,563 unidades), o crescimento chega a 221%.

No acumulado do primeiro quadrimestre, foram emplacados 663,9 mil automóveis e comerciais leves, alta de 13,7% em relação a ao mesmo período do ano passado (583,9 mil). Vale reforçar, contudo, que o mercado praticamente parou no quarto mês de 2020, o que contribui para o desempenho positivo deste ano. No primeiro quadrimestre de 2019, antes portanto da disseminação da Covid-19, o setor vendeu total de 801,3 mil veículos leves no País.

LEIA MAIS

Consórcio de veículos atinge número recorde de participantes

De qualquer forma, os números deste ano podem ser considerados favoráveis, visto que o setor ainda enfrenta paralisações por causa de medidas de isolamento adotadas em março em diferentes localidades do País e, principalmente, decorrentes de falta de peças, principalmente semicondutores.

A General Motors, por exemplo, paralisou suas operações de Gravataí, RS, em março, e só deve retornar em junho. Lá é produzido seu carro-chefe, o Onix, que perdeu a liderança do mercado nos últimos meses para a Fiat Strada. A Fenabrave somente divulgará os números de abril em seu site na terça-feira, 4, e a Anfavea promete para a sexta-feira, 7, o anúncio dos números totais da indústria, que incluem produção e exportações, além do mercado interno.


Foto: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás