Mercado

Segmento de motos reage em abril

Com mais de 94 mil emplacamentos, alta de 53% sobre março e de 9,1% no quadrimestre

Instalada em Manaus, AM, e afetada fortemente pelas medidas impostas pela Covid-19 e também a falta de componentes eletrônicos, a indústria de motocicletas enfrentou sérias dificuldades para abastecer o mercado nos últimos meses. Em abril, finalmente, a oferta deu um salto maior e as vendas chegaram a 94.696 unidades, com crescimento tanto no comparativo mensal como interanual.

A alta foi de 52% sobre as 62.286 motos emplacadas em março e de 235% em relação a abril do ano passado, quando os negócios limitaram-se a 28.255 unidades, desempenho decorrente da então recém-chegada pandemia no País, que paralisou fábricas e fechou grande parte das concessionárias aqui instaladas.

De acordo com o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o mercado de motos já vinha aquecido nos últimos meses, mas só em abril a indústria conseguiu recuperar produção e, com isso, atender à parte da demanda reprimida do segmento.

“Os problemas ainda não acabaram e persiste o desabastecimento de peças e componentes, o que vem exigindo que  algumas ainda suspendam turnos de trabalho temporariamente. Mas apesar da falta de produtos, o mercado se mantém firme desde o ano passado. Vale ressaltar que desde o início da pandemia, em 2020, as as motocicletas vêm se consolidando como uma alternativa de transporte individual e de trabalho”, avalia o empresário.

LEIA MAIS

Produção de motos cresce em março, mas segue em declínio no ano

150 mil consumidores na fila de espera para comprar motos

No acumulado 2021, os emplacamentos somaram 300.243 motos, um resultado que, se comparado às 275.175 unidades comercializadas em igual período de 2020, representa expansão de 9,1%. Conforme dados divulgados pela Fenabrave nesta terça-feira, 4,o  crédito para o financiamento de motocicletas está favorável, com a aprovação de 4,7 propostas para cada dez enviadas aos bancos.

Segundo a entidade, o mês de abril de 2021 está na 10ª colocação no ranking histórico de motocicletas e, no acumulado do primeiro quadrimestre do ano, encontra na 15ª posição.


Foto: Divulgação/Honda

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás