Lançamentos

2008 Skywalker é primeira tímida novidade da Peugeot sob a Stellantis

Série especial tem preço sugerido de R$ 130 mil e produção limitada a 310 unidades

Na semana passada, Antonio Filosa, CEO da Stellantis na América do Sul, afirmou que pretende, em dois anos, levar de volta Peugeot e Citroën ao patamar de participações que detinham há uma década no Brasil. Na prática, então, chegar a 5% e pelo menos triplicar a fatia que as marcas francesas, somadas, têm conquistado nos últimos anos.

Para isso, é mandatório, novos produtos reforçarão os atuais e restritíssimos portfólios de Peugeot e Citroën, cada qual somente com um veículo nacional. A Citroën será a primeira a ganhar um segundo carro realmente novo fabricado em Porto Real, RJ, nos próximos meses: o SUV compacto que substitui os já aposentados C3 e Aircross.

A Peugeot terá de esperar um pouco mais e, por enquanto, seguirá apostando na aceleração das vendas do 208 de origem argentina, lançado no último trimestre de 2020, e em ações pontuais sobre o importado 3008 e no brasileiro 2008.

A primeira delas já está nas revendas e é prova de que os movimentos da Peugeot serão tímidos neste primeiro momento. Lançada há quase dois anos, a segunda geração do 2008 ganhou série especial com mudanças apenas visuais. A Skywalker, em referência e homenagem à saga cinematográfica Star Wars, tem rodas, detalhes, pinturas e acabamentos internos específicos. O motor é o mesmo 1.6 THP flex de 173 cv da  Griffe, a outra única versão oferecida.

Com preço sugerido de R$ 121.990,00, o 2008 Skywalker terá produção limitada a 310 unidades. Pode parecer pouco, mas em 2020 a média mensal do modelo limitou-se a 380 licenciamentos e os 4,6 mil registrados em doze meses garantiram a modesta 19ª colocação no ranking de vendas de SUVs. No primeiro quadrimestre deste ano, o quadro não é muito diferente: com 1,8 mil unidades vendidas, o 2008 está na 18ª posição.

LEIA MAIS

→ Stellantis quer Peugeot e Citroën (bem) mais fortes no Brasil em dois anos

Esses números do 2008 explicitam o desafio que a Stellantis terá pela frente para resgatar os melhores dias da Peugeot no Brasil. Apesar de baixíssimos, colocam o SUV como o segundo modelo da marca mais vendido no mercado interno, superado somente pelo 208, que acumulou quase 3,2 mil emplacamentos de janeiro a abril.

Vale a comparação: o SUV de maior sucesso comercial no Brasil é o Jeep Renegade, outra marca da Stellantis. De janeiro a abril, ele acumulou 25,7 mil emplacamentos, 14 vezes mais do que o 2008 ou o quádruplo de tudo  que a Peugeot vendeu,  incluídos na conta nacionais, importados, automóveis e comerciais leves.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás