Sustentabilidade

BMW quer reduzir emissões de CO2 em 200 milhões de toneladas até 2030

Grupo alemão terá ações em todas as frentes, da matéria-prima à utilização e reciclagem dos veículos que produz

O Grupo BMW anunciou nesta quarta-feira, 12, que atuará para reduzir suas emissões de carbono, CO2, em 200 milhões de toneladas até 2030. A meta, equivalente a cerca de 20 anos de emissões de uma cidade de 1 milhão de habitantes, foi destacada por Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração da BMW AG, durante reunião anual geral da empresa.

A redução se dará com medidas e tecnologias em várias frentes e de forma circular, como a menor pegada de carbono de seus veículos em todo o ciclo de vida, desde a extração da matéria-prima, passando pela produção, utilização e reciclagem após o fim da vida útil.

“Um carro amigo do clima não é criado apenas usando energia verde. Devemos projetar nossos veículos para a sustentabilidade desde o primeiro dia de desenvolvimento, reduzindo a quantidade de material utilizado para fabricá-los e, acima de tudo, planejando o reaproveitamento e a reciclagem desde o início. Diante do aumento dos preços das matérias-primas, isso não é apenas um imperativo ambiental, mas também um imperativo comercial ”, afirmou Zipse.

A montadora planeja produzir veículos mais sustentáveis a partir do meio desta década, utilizando menos rercursos naturais com o aumento da participação de materiais secundários, como aço reciclado, plásticos e alumínio.

Simultaneamente, tem trabalhado para aprimorar a produção de bateria e células de baterias, processo de alto consumo de energia. A produção da próxima geração do componente utilizado nos veículos do grupo exigirá menos da metade da pegada de carbono da linha atual, calcula a BMW, que promete alcançar a neutralidade de carbono em toda suas operações industriais já no fim de 2021.

LEIA MAIS

Fator importante para a descarbonização do grupo será a eletromobilidade. A BMW projeta que metade de suas vendas globais sejade carros elétricos até 2030. Só este ano serão apresentados cinco modelos: quatro da BMW e um da Mini.

“Entre agora e 2025, o BMW Group aumentará suas vendas de modelos totalmente elétricos em uma média de bem mais do que 50% ao ano,  mais de dez vezes o número de unidades vendidas em 2020.”


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás