Empresa

Mercedes-Benz avança com projeto de unidades móveis de saúde

Duas carretas já se encontram em atendimentos com o Instituto Luz para Vida e SAS Brasil. Ao todo serão oito composições em circulação no País.

A Mercedes-Benz e parceiros avançam com projeto de levar serviços de saúde a regiões e remotas e comunidades carentes do Brasil. De oito carretas programadas para a ações até o fim do primeiro semestre, duas já se encontram em atividade. Uma com o Instituto Luz para Vida, preparada para atendimentos oftalmológicos, iniciou circuito por Betim (MG). A outra, com a SAS Brasil, começou a treinar profissionais de saúde para atuar em UTIs em Campinas (SP).

O projeto, idealizado e gerenciado pela Mercedes-Benz, tem o apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), via a instituição financeira alemã DEG/KfW, com aporte de € 4,5 milhões para aquisição das Unidades Móveis de Saúde.

A fabricante, além de capitanear a inciativa, contribui com os caminhões, motorista e outros recursos humanos administrativos, apoio que totaliza em torno de € 1 milhão em força de trabalho. A inciativa ainda reúne conhecimentos de organizações como a Sociedade Beneficente Albert Einstein, o CIES Global, a Renovatio, bem como o Instituto Luz para Vida e SAS Brasil.

Karl Deppen destaca que o projeto é motivo de grande orgulho empresa e lembra que foi baseado na Unidade Móvel de Tomografia, sendo utilizada no combate à Covid-19 na cidade de São Paulo desde o ano passado. “Com um total de oito carretas, podemos ampliar notavelmente o alcance deste auxílio médico e de saúde, alcançando localidades mais distantes. Ao combinar apoio à saúde e mobilidade, estendemos ainda mais nossa contribuição e compromisso com a sociedade, ao mesmo tempo em que trabalhamos para todos que movem o mundo.”

Em Betim, a carreta utilizada pelo Instituto Luz para Vida tem auxiliado à prefeitura local a ampliar o atendimento público oftalmológico ao mesmo tempo em que ameniza a sobrecarga da rede de saúde. A unidades espera contar mais de 1 mil consultas até 21 de maio via encaminhamento do SUS. Há possiblidade ainda de ampliar o atendimento até 31 de maio.

A Unidade Móvel de Saúde da SAS Brasil foi projetada para atendimentos nas áreas de odontologia, ginecologia, oftalmologia e telemedicina. A Covid-19, no entanto, mudou o foco de maneira temporária para treinar profissionais de saúde destinados à linha frente em leitos de UTIs.

A Operação Capacita, como foi denominada a força-tarefa, começou no fim de abril, em Campinas, com alunos e professores da Faculdade São Leopoldo Mandic. A expectativa é de formar por volta de 2 mil profissionais de saúde, entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, durante oito semanas de atuação em cidades com carência no treinamento especializado para terapia avançada.

Ainda em maio, a Unidade Móvel de Saúde seguirá com a operação para o Rio Grande do Norte, com uma parada entre os dias 21 e 23, no bairro da Maré, no Rio de Janeiro, onde prestará atendimento médico e de saúde a alunos e pais de uma escola local.

“Estamos aproximando pessoas com o objetivo de levar tratamento e serviços básicos de saúde a quem não tem assistência médica. Uma contribuição importante para o País, que beneficia a sociedade brasileira e mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social”, resume em nota Deppen, adiantando que a expectativa é de atender mais de 250 mil em três anos.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz e governo alemão juntos em projeto de saúde

→Mercedes-Benz cria unidade móvel de tomografia


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás