Decisão coincide com pré-vendas do XC40 Recharge Pure Eletric por R$ 390 mil com entregas para setembro
A Volvo Cars deixa de oferecer no mercado brasileiro modelos somente acionados por motor a combustão. O portfólio passa a ser apenas com carros eletrificados. A decisão antecipa, em parte, meta da companhia de contabilizar vendas globais de 50% de elétricos e o restante de híbrido até 2025 e chegar em 2030 com linha só de elétricos. Por enquanto, junto ao Brasil, somente a operação da marca na Noruega tomou a mesma medida.
João Oliveira, diretor de operações e inovações da empresa, considera um momento único, como um grande passo da marca em direção eletrificação com o Brasil em papel de protagonista. “Independentemente do atual ambiente econômico, a estratégia já vinha sendo colocada em prática. O desempenho da marca no segmento de eletrificados revela o que temos construído.”
Segundo os números da companhia, a Volvo Cars participa com 40% das vendas de carros eletrificados no País. “Apenas nos emplacamentos de híbridos plug-in no Brasil, de cada 10 unidades, sete são da Volvo”, resume Oliveira.
Ao mesmo tempo em que resolve não ter na oferta veículos com motor a combustão, a operação reforça a estratégia com a chegada do primeiro modelo 100% elétrico da marca no País. A partir de terça-feira, 18, rede de concessionárias começa pré-venda do XC40 Recharge Pure Electric.
Na campanha, o carro sai por R$ 389.950,00 e o interessado ainda leva recarregador e instalação por conta da Volvo, além de pacote de serviços, como três anos de revisões gratuitas. As entregas estão previstas para setembro. As encomendas podem ser feitas na rede ou pelo site oficial da marca.
Neste primeiro lote desembarcará por aqui 300 unidades do modelo, volume que a empresa espera esgotar até o fim de 2021. Em um próximo passo, “em menos de um ano”, adianta o diretor de operações, além do XC40 elétrico, a marca programa o lançamento do C40 como mais uma opção acionada somente a bateria.
O XC40 Recharge possui dois motores elétricos que desenvolvem 408 cv. Alimentado por bateria de 8 kW/h, promete autonomia em torno de 410 quilômetros. Segundo a Volvo Cars, o modelo acelera de 0 a 100 km em apenas 4,9 s.
A companhia ainda segue com os esforços de construir infraestrutura de recarga no País. Com parcerias, em uma jornada que começou em 2018, a marca já providenciou em torno de 700 eletropostos. Até o fim de 2021, a rede deverá somar 1 mil pontos.
LEIA MAIS
Volvo Car concede licença de 6 meses para novos pais
Volvo Car, Enel X e Estapar juntas em rede de eletropostos
Foto: Volvo Cars/Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País