Indústria

Estudo mostra desafios da indústria automotiva após 1 ano de pandemia

Segundo a KPMG, setor enfrenta desafios na produção, custos, vendas, estratégias digitais e exportação

Estudo da KPMG ((http://home.kpmg/br/pt/home/insights/2021/04/negocios-nova-realidade.html) sobre a retomada dos 40 principais setores da economia brasileira após um ano da pandemia da covid-19 mostra que a indústria automotiva permaneceu estável no estágio “transformar para emergir”. ”

“Nesta etapa, estão empresas que se recuperarão, mas ao longo de um caminho prolongado, exigindo reservas de capital para resistir e transformar modelos operacionais e de negócio para emergirem mais fortes”, explica a consultoria.

“O setor automotivo ainda enfrenta desafios relevantes. Há falta de insumos básicos, demanda reprimida, câmbio elevado acelerando o movimento de nacionalização de peças e sistemas. Os carros usados estão com desempenho de vendas superior ao dos carros novos, mas isso não está ligado à falta de carros zero km no mercado e sim ao baixo preço, além de aceleração de ofertas de veículos por assinatura, como forma de diminuir a percepção de custos do carro novo. Falta uma estratégia de exportação mais robusta e diversificada”, analisa Ricardo Bacellar, líder do setor de Industrial Markets e Automotivo da KPMG no Brasil.

Segundo a KPMG, a indústria automobilística brasileira deve trabalhar sobre:

– Revisão do orçamento e fluxo de caixa do exercício, com foco na liquidez.
– Foco em redução de custos operacionais.
– Foco na eficiência de gestão de estoques (produtos acabados e peças).
– Revisão de acordos com fornecedores e dealers.
– Avaliação de oportunidades de M&A entre fornecedores e dealers para torná-los mais estruturados.
– Revisão de modelos de supply chain.
– Medidas de apoio governamental setorial.
– Fortalecimento de estratégia de diversificação de negócios e vendas online.
– Presença maior nos meios digitais, aceleração de ofertas de veículos por assinatura, como forma de diminuir a percepção de custos do carro novo.
– ESG como um drive fundamental da gestão estratégica da indústria.

“A análise destaca que líderes de diferentes mercados têm buscado enfrentar esse momento com resiliência, informação e planejamento estratégico, de modo a antecipar possíveis entraves e obstáculos. Aponta as especificidades dos setores abordados, incluindo as tendências, medidas que as empresas têm adotado para mitigar os reflexos do atual cenário, principais desdobramentos s neste último ano, lições aprendidas e os riscos inerentes aos mercados”, enfatiza Jean Paraskevopoulos, sócio-líder de Clientes e Mercados da KPMG no Brasil e na América do Sul.

LEIA MAIS

→ Assinaturas podem alavancar vendas e até o carro elétrico no Brasil


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás