Indústria

Link Summit Fenatran debate os entraves do crescimento

Representantes do setor de transportes apontam a urgência de o País ser atrativo para o investimento

No primeiro webinar de estreia do Link Summit Fenatran, plataforma digital de negócios para o setor de transportes criado pela Reed Exhibitons, na terça-feira, 25, reuniu os presidentes da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, da Associação Nacional dos Transportadores de Carga, NTC, Francisco Pelucio e da transportadora Braspress, Urubatan Helou, para debater os caminhos a serem seguidos para destravar o crescimento.

De maneira unânime, os convidados apontaram a necessidade de o governo colocar o País no radar do investidor por meio de medidas que o tornem mais eficiente. “O Brasil precisa ser mais atrativo para o investimento, desburocratizar processos, garantir segurança jurídica, reduzir carga tributária”, resumiu o dirigente da Anfavea.

Pelo mesmo fio da análise, o presidente da Braspress, reforçou a atual condição de toda a cadeia do transporte que coloca os atores do setor “com o pires na mão”, cada qual com a sua demanda, mas sem um projeto único que posso atender de maneira homogênea. “O destravamento para crescer tem de ser forma sustentável. As reformas tributária, administrativa e política trarão texto constitucional moderno para o País poder alçar voos mais altos, não os de galinhas como já vimos anteriormente.”

Helou lembrou que não basta o esforço somente de um lado para garantir um ambiente de negócio mais eficiente e ilustrou como exemplo, a renovação de frota. “O assunto se arrasta há anos e, não há dúvida, que precisa ser um programa de governo. Carregamos uma frota velha que provoca acidentes, onera o transporte e polui o meio ambiente.”

Os representantes destacam ainda que com um programa consistente de privatizações poderia gerar os recursos para promover a infraestrutura do País, reconhecidamente deficiente. “A conta é de R$ 240 bilhões para os próximos anos. Mas é preciso fazer a lição de casa e foco. Quero entender como vai terminar 2021 e já se fala em eleição do ano que vem”, observou Moraes.

LEIA MAIS

Anfavea: ambiente político não ajuda na atração de investimentos.

Produção de caminhões registra o melhor quadrimestre desde 2014


Foto: Scania/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás