Produto

SUV Fiat estreia a plataforma MLA da Stellantis

Arquitetura modular será adotada em outros futuros veículos da montadora, até mesmo comerciais leves

Oprimeiro utilitário esportivo da Fiat ainda não teve o nome oficialmente definido nem mesmo sua data de lançamento, que ocorrerá em algum momento do segundo semestre. Mas o modelo já tem lugar de destaque na história de 45 anos da marca no Brasil por determinar a entrada da Fiat no maior segmento de vendas do mercado interno, responsável por 30% dos licenciamentos, e inaugurar a plataforma Modular Architecture, conhecida com MLA.

A nova arquitetura da Stellantis, desenvolvida na América do Sul e produzida em Betim, MG, será base para vários produtos Fiat e, faria muito sentido, talvez de outras marcas do grupo na região. Modular, pode dar origem a qualquer tipo de carroceria de automóvel e até mesmo comerciais leves.

A Stellantis enfatiza que no SUV, que contará com motores turbo e aspirado, a MLA já virá acompanhada de novas suspensões dianteira e traseira, sistema de direção específico, novas transmissões e arquitetura elétrica apta para uso mais intenso da eletrônica, como sistemas de auxílio à condução.

Nova arquitetura foi desenvolvida na América do Sul

O projeto da MLA arregimentou 200 profissionais entre técnicos, engenheiros, time de campo e fornecedores. Só os cálculos, calcula a Stellantis, consumiram mais de 5 mil horas. Os testes de rodagem em estradas, pistas de testes e simuladores somaram 2 milhões de quilômetros em 24 meses.

“As demandas por plataformas inéditas são um desafio enorme, mas a melhor resposta para os carros que virão, com novas unidades de potência e exigências em termos de dirigibilidade, conforto e de segurança. Estamos olhando anos à frente”, afirma Marcio Tonani, responsável pelos Centros Técnicos de Engenharia para a América do Sul.

O executivo, porém, faz questão de frisar que as plataformas que hoje servem de base aos atuais modelos Fiat nacionais seguirão em produção por algum tempo. “São ainda muito competitivas”, justifica.

O projeto da MLA arregimentou 200 profissionais entre técnicos, engenheiros, time de campo e fornecedores. Só os cálculos, calcula a Stellantis, consumiram mais de 5 mil horas. Os testes de rodagem em estradas, pistas de testes e simuladores somaram 2 milhões de quilômetros em 24 meses.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás