Desenvolvido para concorrer na faixa intermediária entre o T-Cross e o Tiguan, o Volkswagen Taos chega ao mercado brasileiro no final de junho com preço a partir de R$ 154.990 na versão Confortline, a de entrada. O modelo foi apresentado nesta quinta-feira, 27, e teve pré-venda iniciada e concluída, sem que o volume fosse revelado, durante o lançamento online iniciado às 12h.
Fabricado no complexo industrial de Pacheco, na Argentina, o novo SUV premium é produzido sob a plataforma MQB e chega com nova assinatura visual, com grade iluminada por faróis e filetes em LED e sistema IQ. Light. Além da versão básica, que oferece dois pacotes adicionais – o de segurança por R$ 4.790 e o de conforto por R$ 5.420 -, o novo SUV premium conta com a configuração Highline, que custa R$ 181.790 e tem um único opcional, o teto solar por R$ 5.520.
A Volkswagen também mostrou a edição de lançamento, com itens de design e equipamentos exclusivos e preço fixado em R$ 191.060. Na pré-venda, os consumidores tiveram alguns benefícios exclusivos, como um ano gratuito da Porto Seguro e do Sem Parar, além de 12 meses sem pagamento de parcela do financiamento desde que contratado no banco da montadora.
Segundo o vice-presidente de vendas e marketing, Roger Corassa, a edição de lançamento será mantida após a pré-venda aberta hoje, mas sem as citadas vantagens que os inscritos no processo tiveram.
Durante a apresentação do produto, o presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina, Pablo Di Si, voltou a lembrar que a montadora promove a maior ofensiva de produtos da sua história na região, com foco no consumidor local e centrada no segmento que mais cresce no mercado automotivo. Ele não descartou que a família atual de SUVs da marca, que já contava com Nivus, T-Cross e Tiguan Allspace, pode ser ampliada no futuro.
“É um segmento que continua crescendo e acreditamos que ele possa se subsegmentar ainda mais nos próximos anos”, comentou o executivo. Ele disse ainda que a Volkwagen mantém previsão de um mercado entre 2,35 milhões e 2,4 milhões de veículos no Brasil, meta que poderá não ser alcançada se forem abravados os atuais problemas com falta de peças.
As duas versões do Taos são equipadas com motor 250 TSI Total Flex e câmbio automático de seis marchas. O propulsor, o mesmo que já equipa o T-Cross, Jetta e a linha GTS, tem quatro cilindros, sistema de injeção direta de combustível e turbocompressor, entregando 150 cv de potência a 5.000 rpm e torque de 25,5 kgfm já a partir de 1.500 rpm, com etanol e/ou gasolina. Acelara de 0 a 100 km/h em 9,3 segundose a velocidade máxima é de 194 km/h. N
Segundo a montadora, o Taos é referência em espaço interno e o maior da sua categoria, com 4.461 mm de comprimento, entre-eixos de 2.680 mm, 1.626 mm de altura e 1.841 mm de largura. Seu porta-malas comporta 498 litros.
Internamente, tem acabamento com material soft touch, bancos revestidos em couro sintético, volante multifuncional com novo design e a chamada ilha digital, com painel de instrumentos Active Info Display com tela de 10,25 polegadas e central de infotainment VW Play.
Em relação aos itens de conforto e segurança, a Volkswagen destaca como novidade a Frenagem Autônoma de Emergência, conhecida pela sigla AEB (Autonomous Emergency Brake). Dentre outros recursos disponíveis no Taos, tem o ACC (Adaptive Cruise Control), ou Controle Adaptativo de Cruzeiro, com função Stop&Go, a frenagem automática pós-colisão (Post Collision Brake), alerta de fadiga e detecção de veículo no ponto cego.
Nio quesito conectividade, o VW Play traz novos aplicativos exclusivos para download na loja virtual VW Play Apps, dentre os quais o PlayKids, que oferece mais de 5 mil desenhos, livros, jogos educativos e atividades interativas, a Skeelo, plataforma permite ouvir de maneira segura e divertida inúmeros áudiolivros, inclusive best-sellers, e o Get In, que realiza reserva na fila de bares e restaurantes, antes mesmo de chegar ao local.
Fotos: Divulgação/VW
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