Fabricante desenvolveu conjunto de avisos sonoros para maior segurança nas vias
Ainda que um dos benefícios proporcionados pela eletromobilidade seja o baixo ruído, veículos silenciosos demais são um perigo, em especial para pedestres e ciclista, expostos ao risco de não os perceberem. Como recurso para aumentar a segurança nas vias, a Volvo Trucks desenvolveu um conjunto de avisos sonoros que alertam a presença e movimentação do caminhão.
Não se trata da reprodução do som de um motor convencional a combustão, afinal, a vantagem de decibéis a menos precisa ser preservada. A equipe da Volvo providenciou avisos discretos e agradáveis modulados para diferentes condições do veículo no trânsito, como marcha lenta, acelerações e desacelerações, além da ré.
O recurso prepara os caminhões da marca para regulamentações nas quais obrigam as fabricantes a fazer com que seus modelos elétricos produzam algum nível de ruído em velocidades baixas. Na União Europeia, por exemplo, a 20 km/h, os veículos terão de emitir ao menos 56 decibéis.
“Desde criança aprendemos a confiar não só no que vemos, mas também no que ouvimos no trânsito – às vezes tanto que nem olhamos antes de atravessar uma rua! Com nosso novo sistema de alerta, queremos ajudar a garantir que pedestres e ciclistas percebam quando estão perto de nossos caminhões elétricos”, observa em nota Anna Wrige Berling, diretora de Segurança de Tráfego e Produto da Volvo Trucks.
De acordo com a fabricante, os alertas foram projetados para não penetrar as paredes e reforça que os caminhões elétricos, mesmo com os avisos, ainda são muito mais silenciosos do que os convencionais, o que garante operações noturnas.
LEIA MAIS
→Daimler e Volvo anunciam planos da cellcentric, joint venture para células de combustível
→Volvo: caminhões elétricos atendem 45% do transporte na Europa.
→Volvo e SSAB se unem em prol do aço livre de combustíveis fósseis
Foto: Volvo/Divulgação
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027