O Flip, um veículo totalmente autônomo, é a proposta da empresa de tecnologia SberAutoTech, braço do Sberbank, maior banco da Rússia, para deslocamentos urbanos no futuro.
O robotáxi, apresentado nesta quinta-feira, 28, em Moscou, é ainda um protótipo, foi testado apenas em circuitos fechados, mas que agrega várias das tecnologias já disponíveis em automóveis atuais. Mede 3,62 m por 1,95 m, mas tem 40% mais espaço interior do que um automóvel convencional para comportar seis passageiros.
O “táxi do futuro”, como é chamado pela fabricante, é movido por um motor elétrico alimentado por baterias que podem ser substituídas em menos de 5 minutos. A empresa também lembra que o veículo pode utilizar outras fontes de energia sustentáveis, como gás e hidrogênio.
“Essa solução elimina as atuais restrições ao uso de veículos elétricos, como o longo tempo ainda de carregamento das baterias convencionais e seu alto custo”, enfatiza a SberAutoTech, que não divulgou valores investidos no desenvolvimento do modelo nem mesmo um cronograma de produção ou de sua chegada às ruas.
O veículo é totalmente conectado e, segundo a desenvolvedora, já atende todos os padrões de segurança para transitar sem a presença de um motorista. Para isso, dispõe de lidars, radares e câmeras que avaliam o ambiente no entorno, além de ter suporte V2V e V2X, ou seja, interação com outros veículos e com a infraestrutura viária.
LEIA MAIS
→ Cummins e Plus juntas em caminhões autônomos a gás
→ Em prol do carro autônomo, Cruise e GM se unem à Microsoft
O usuário poderá “chamá-lo” por meio de um aplicativo em qualquer dispositivo móvel, como celulares. Por segurança, um sistema reconhece o passageiro por meio de parâmetros biométricos. Os clientes, além de definirem as rotas desejadas, poderão determinar a temperatura desejada na cabine, músicas e até os vídeos que pretendem desfrutar ao longo do trajeto.
Uma primeira experiência pública do Flip acontecerá durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, realizado de 2 a 5 de junho.
Foto: Divulgação