No primeiro caso, são dez dias em Taubaté e São José dos Pinhais. A montadora japonesa ainda não definiu datas.
A escassez mundial de semicondutores, que perdura desde o final do ano passado, está se agravando e gerando novos gargalos nas linhas de produção de veículos do País. Agora é a vez de a Volkswagen, que até então não tinha suspendido operações por causa desse problema, anunciar a suspensão das linhas em São José dos Pinhais, PR, e Taubaté, SP, por 10 dias, a partir de 7 de junho.
Também a Nissan adotará medidas similares, mas ainda está avaliando datas e período das paralisações. Confirma apenas que haverá paradas em junho, em alguns dias espaçados. A General Motors, que está com as operações suspensas em Gravataí, RS, desde março, não confirma retorno no início de junho como havia programado inicialmente.
Com relação à parada de seis semanas programada para a fábrica de São Caetano do Sul, SP, a GM alega que nesse caso é uma adequação para incorporação de uma nova picape na linha local. Mas admite, em comunicado, que “considerando a dinâmica da pandemia e os impactos na cadeia de suprimentos, estabelecemos junto com o sindicato medidas com o objetivo de manter empregos”.
A Volkswagen, por sua vez, emitiu comunicado ressaltando que até o momento nenhuma unidade da empresa tinha sido afetada em maior escala pela falta de componentes. Conforme havia revelado o presidente e CEO para a América Latina, Pablo Di Si, na quinta-feira, 27, durante lançamento do SUV Taos, o comunicado destaca que o time da montadora no Brasil tem trabalhado intensamente e com sucesso, internamente e em parceria com a matriz, para minimizar os efeitos da escassez de semicondutores”.
“Entretanto – conclui o texto -, com o agravamento do cenário e com base na situação atual, presumimos que o fornecimento de semicondutores continuará a ser limitado ao longo das próximas semanas e, por essa razão, as fábricas de São José dos Pinhais e de Taubaté suspenderão as suas operações por 10 dias, a partir do próximo dia 7”.
LEIA MAIS
→GM interromperá produção por seis semanas em São Caetano do Sul
→Fiat concede férias coletivas para parte dos funcionários
→Falta de semicondutores paralisa a produção da Honda em Sumaré
Foto: Divulgação/VW
Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…
Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025
No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex
Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…
Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca
Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…